Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 21º

Putin já mergulhou e marcou Epifania ortodoxa. Lembre os 'banhos' gelados

Segundo a crença popular, a água gélida tem propriedades curativas e é capaz de aliviar todos os males.

Notícias ao Minuto

13:47 - 19/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, já mergulhou em águas geladas para assinalar a festa ortodoxa da Epifania, que se celebra esta sexta-feira, 19 de janeiro. Contudo, ao contrário de anos anteriores, não foram divulgadas imagens do chefe de Estado russo a cumprir o ritual. 

A informação foi confirmada pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, após ser interrogado pelos jornalistas sobre se Putin já tinha dado o tradicional mergulho. 

"Sim, ele fê-lo para assinalar a Epifania de acordo com a tradição", disse. 

Note-se que os cristãos ortodoxos estão hoje a assinalar a festa da Epifania, que celebra o batismo de Jesus.

Neste período do ano, as temperaturas são bastante rigorosas na Rússia, muito abaixo de 0ºC. Ainda assim, milhões de crentes cumprem o ritual e mergulham. A tradição manda mergulhar três vezes consecutivas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, com o objetivo de purificação.

Além disso, segundo a crença popular, a água gélida, em tanques, lagos e rios, benzida por padres ortodoxos, tem propriedades curativas e é capaz de aliviar todos os males.

Em 2018, Putin cumpriu pela primeira vez, publicamente, este ritual. O presidente russo sempre assinalou a data, mas não era público. No ano passado, o chefe de Estado deu o seu mergulho gelado nos arredores de Moscovo, mas as últimas imagens são de 2021.

Recorde na galeria acima algumas das vezes em que Putin se mostrou a mergulhar durante a Epifania Ortodoxa.

Leia Também: Russos celebram Epifania Ortodoxa com mergulhos em águas geladas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório