A girafa Benito já começou a viagem de 2 mil quilómetros que a levará de Ciudad Juarez até o seu novo lar, em Puebla, a sul do México. Estima-se que a viagem deverá demorar cerca de 50 horas, diz a BBC.
A mudança é o resultado de uma longa campanha levada a cabo por ativistas, que alertaram para os efeitos malignos na saúde do animal causados pelas temperaturas extremas na localidade a norte do México onde vivia, num pequeno recinto.
Benito, de três anos, fará a viagem num contentor feito à medida, com cinco metros de altura, que é transportado por um camião. A viagem começou na manhã de terça-feira, mas a girafa foi apresentada ao contentor, que tem uma abertura no topo para que possa espreitar por ela ainda durante o fim de semana, de forma a familiarizar-se ao espaço onde viajará ao longo de 50 horas.
A girafa chegou a Ciudad Juarez em maio do ano passado, sofrendo com o forte sol que atinge a cidade mexicana e, no inverno, com baixas temperaturas, segundo a agência Associated Press (AP).
Com temperaturas negativas, a girafa - que vivia sozinha - estava, nestas semanas, "a sofrer com o inverno", clima que "está a afetar a sua saúde", revela Ana Félix, uma ativista dos direitos dos animais.
Na segunda-feira, o governo de Chihuahua confirmou que tinha chegado a um acordo para transferir Benito para o parque Africam Safari, em Puebla, uma vez que "o bem-estar de Benito é a prioridade".
Pode ver as imagens do início da viagem de Benito na galeria que acompanha esta notícia.
Leia Também: Girafa Benito sofria com frio ou calor. Campanha valeu-lhe uma nova casa