Pastor dos EUA terá arrecadado milhões a vender criptomoedas "sem valor"

Eli Regalado e a mulher terão recolhido fraudulentamente mais de três milhões de dólares (cerca de 2,8 milhões de euros).

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
23/01/2024 18:23 ‧ 23/01/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Um pastor do Colorado, nos Estados Unidos, bem como a mulher, foram acusados de burlar centenas de seguidores da sua igreja cristã, num esquema fraudulento que envolvia a venda de criptomoedas "praticamente sem valor".

Segundo a BBC e outros meios de comunicação dedicados ao mundo das criptomoedas, Eli Regalado e a mulher, Kaitlyn, são acusados de angariar mais de três milhões de dólares (mais de 2,8 milhões de euros) ao vender estas criptomoedas a várias pessoas. Desse valor, o casal terá 'metido ao bolso' pelo menos 1,3 milhões de dólares (cerca de 1,2 milhões de euros), entre junho de 2022 e abril de 2023.

Regalado disse que foi Deus que lhe disse diretamente para vender a criptomoeda, assegurando que os seus seguidores iriam ficar ricos.

Segundo a denúncia que chegou aos tribunais, "Deus disse a Regalado diretamente que os investidores tornar-se-iam ricos" ao investir na criptomoeda INDXcoin, que foi criada, publicitada e vendida pelo casal, que "não tinha experiência em criptomoedas". Prometia-se, aliás, que o valor investido seria eventualmente multiplicado por 10.

Uma investigação concluiu, ainda, que a INDXcoin é "insegura e repleta de problemas técnicos".

"Na realidade, a INDXcoin era ilíquida e praticamente sem valor", utilizando o casal os fundos arrecadados para financiar o seu "estilo de vida luxuoso", que incluía um Range Rover, malas de luxo, joias, o aluguer de barcos e aventuras em motas de neve, segundo as autoridades.

"Alegamos que o Sr. Regalado aproveitou-se da confiança e fé da sua própria comunidade cristã e que ele vendeu promessas absurdas de riqueza quando lhes vendeu criptomoedas essencialmente sem valor”, afirmou o Comissário de Valores Mobiliários do Colorado, Tung Chan.

Reagindo às alegações, o pastor publicou um vídeo de quase 10 minutos nas redes sociais. "A tecnologia falhou. As coisas pioraram e desde aí temos estado à espera do Senhor, literalmente por um milagre", disse, confirmando a acusação de que o casal 'meteu ao bolso' 1,3 milhões de dólares (cerca de 1,2 milhões de euros).

Desse valor, metade terá sido pago em impostos, disse o pastor. "200 mil dólares (cerca de 185 mil euros) foram investidos na remodelação de uma casa que o Senhor nos mandou fazer", alegou ainda.

Leia Também: Colorado? Supremo Tribunal dos EUA admite recurso de Trump sobre decisão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas