Kyiv quer "desviar atenção" e "provocar ações retaliatórias", diz Putin

O presidente russo alega que as forças armadas ucranianas estão a bombardear civis para desviar o foco do fracasso da sua contraofensiva e para a provocar a Rússia.

Notícia

© Sputnik/Pavel Bednyakov/Pool via REUTERS

Notícias ao Minuto
31/01/2024 21:11 ‧ 31/01/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou, esta quarta-feira, que as forças armadas ucranianas estão a bombardear civis para desviar o foco do fracasso da sua contraofensiva e para provocar a Rússia.

"Ainda podemos considerar por que razão têm [as forças ucranianas] bombardeado cidades e vilas pacíficas. Existem vários objetivos, que são desviar a atenção da sua própria população e dos patrocinadores dos fracassos da chamada contraofensiva e mostrar que podem fazer alguma coisa para nos provocar ações retaliatórias no seu território", referiu, citado pela Tass.

Os comentários de Putin acontecem uma semana após um avião russo que transportava 65 militares ucranianos para uma troca de prisioneiros se ter despenhado na região russa de Belgorod, próximo da fronteira com a Ucrânia.

A Rússia culpou Kyiv pelo acidente, mas a Ucrânia diz que não foram apresentadas provas credíveis para apoiar estas afirmações.

De acordo com Putin, a forma como a Ucrânia tem vindo a agir é "um crime sangrento". "O que fazemos? Usamos armas de precisão de longo alcance para atingir infraestruturas - em primeiro lugar, infraestruturas militares, bem como a indústria militar. Eles [Ucrânia] querem provocar-nos a retaliar, embora seja, sem dúvida, um crime. Um crime sangrento", sublinhou.

De recordar que a Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 549 mortos e mais de 950 feridos entre a população civil e provocou a fuga de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

Leia Também: Putin diz que avião com prisioneiros foi abatido por sistema dos EUA

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas