Comissão Europeia desvaloriza anúncio de cessar-fogo de Putin

A Comissão Europeia desvalorizou esta terça-feira o anúncio feito pelo Presidente da Rússia de um cessar-fogo unilateral de três dias, entre 08 e 10 de maio, considerando que Vladimir Putin podia acabar já com a guerra na Ucrânia.

Notícia

© Getty Images

Lusa
29/04/2025 13:51 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

"Não há necessidade de esperar até 08 de maio, [Putin] pode fazer isso já", disse a porta-voz da Comissão Europeia para os Negócios Estrangeiros, Anitta Hipper.

 

A porta-voz acrescentou que a Rússia "é o agressor" no conflito que tem mais de três anos e recordou que a Ucrânia já tinha concordado com "um cessar-fogo incondicional de um mês".

O Kremlin (presidência russa) anunciou na segunda-feira um cessar-fogo temporário de três dias, que coincide com o dia do 80.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, que Moscovo assinala no dia 09 de maio como o "Dia da Vitória".

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Kiev pede à Rússia que aceite cessar-fogo imediato de 30 dias

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas