Um veículo subaquático não tripulado desapareceu enquanto explorava o Glaciar Thwaites, na Antártida Ocidental, durante o fim de semana.
Ran, que é um de três exemplares que têm contribuído para as investigações realizadas no 'Glaciar do Juízo Final', não regressou da sua segunda expedição no local, segundo adiantou a Universidade de Gotemburgo, em comunicado.
A nota apontou que foram realizadas várias buscas com diversos equipamentos, sem sucesso.
A perda do robô de sete metros de comprimentos é um grande golpe para a investigação em curso no glaciar, que tem o potencial de elevar o nível do mar em vários metros, caso derreta completamente.
“É um pouco como procurar uma agulha num palheiro, mas sem sequer saber onde está o palheiro. Neste momento, as baterias de Ran estão descarregadas. Tudo o que sabemos é que algo inesperado aconteceu debaixo do gelo. Suspeitamos que teve problemas e que algo o impediu de sair”, disse a professora Anna Wåhlin, no comunicado.
Ran estava a ser guiado pelo navio sul-coreano RV/IB Araon, tendo completado vários mergulhos com sucesso, em janeiro.
A instituição de ensino pretende, agora, substituir o aparelho, que foi o primeiro a aventurar-se no glaciar, em 2019. O robô tinha um valor de 3,6 milhões de dólares (3,2 milhões de euros).
Leia Também: Missão portuguesa vai fazer ciência na Antártida a bordo de um veleiro