O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, protagonizou um momento insólito pela segunda vez esta semana. Depois de ter confundido o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, com o ex-presidente François Mitterrand - que já morreu há quase 20 anos -, o democrata norte-americano voltou a confundir um ex-líder europeu com outro... que também já morreu.
Segundo o jornal Politico, durante um evento de angariação de fundos em Nova Iorque, na quarta-feira, Joe Biden referiu-se ao ex-chanceler alemão Helmut Kohl, que morreu em 2017, quando queria falar da ex-chanceler Angela Merkel.
No evento, o presidente norte-americano estava a recordar uma conversa que teve com os líderes no G7, em 2021, sobre os ataques de 6 de janeiro ao Capitólio dos EUA.
"Então Helmut Kohl virou-se para mim e disse: 'O que diria, senhor presidente, se pegasse no London Times e soubesse que mil pessoas tinham arrombado as portas do parlamento britânicos, matando alguns pelo caminho, para impedir a tomada de posse do primeiro primeiro?'", recordou Joe Biden, segundo o Politico.
No entanto, Kohl - que liderou a Alemanha como chanceler entre 1982 e 1998 - morreu em 2017, quatro anos antes da referida reunião do G7, e quem participou no evento foi Angela Merkel.
A nova gafe surge depois de, no passado domingo, num discurso num comício de campanha em La Vegas, Biden ter também lembrado uma cimeira do G7 em 2021 e confundido o presidente francês Emmanuel Macron com o ex-presidente François Mitterrand, que liderou França entre 1981 e 1995 e morreu em 1996, aos 79 anos.
As gafes de Joe Biden são já comuns, tendo confundido anteriormente, por exemplo, Taylor Swift com Britney Spears, a guerra no Iraque com a guerra na Ucrânia, a Suécia com a Suíça e o hino indiano com o hino norte-americano.
Aos 81 anos, Joe Biden é já o presidente mais velho de sempre dos Estados Unidos, tendo ultrapassado Ronald Reagan, que tinha 77 anos quando terminou o seu mandato em 1989.
Caso o presidente norte-americano seja reeleito nas eleições de novembro, irá terminar o seu segundo mandato com 85 anos.
Leia Também: Biden confunde Macron com ex-presidente francês (que morreu em 1996)