Ucrânia. Biden apela à Câmara dos Representantes para que aprove ajuda

O presidente norte-americano Joe Biden apelou hoje à Câmara dos Representantes para que aprove rapidamente a ajuda à Ucrânia.

Notícia

© Getty Images

Lusa
13/02/2024 16:13 ‧ 13/02/2024 por Lusa

Mundo

Ucrânia

"Não podemos mais esperar (...) Se não nos levantarmos contra os tiranos que procuram conquistar ou dividir o território dos seus vizinhos, as consequências para a segurança nacional americana serão consideráveis", lê-se num comunicado assinado pelo presidente democrata.

Em causa está o pacote de ajudas hoje aprovado pelo Senado dos EUA, liderado pelos Democratas, um pacote de ajuda de 95,34 mil milhões de dólares (88,4 mil milhões de euros) para a Ucrânia, Israel e Taiwan.

Esta decisão acontece no meio de dúvidas sobre o destino da legislação na Câmara dos Representantes controlada pelos Republicanos.

O pacote inclui fundos para a luta de Israel contra o Hamas e para um aliado estratégico dos Estados Unidos, Taiwan, com cerca de 14 mil milhões de dólares, o equivalente a quase 13 mil milhões de euros.

A maior parte, de 60 mil milhões de dólares que correspondem a 55,6 mil milhões de euros, ajudará a Ucrânia a reabastecer os 'stocks' de munições, armas e outras necessidades essenciais, numa altura em que o país entra no terceiro ano de guerra.

Biden apelou à Câmara dos Representantes para aprovar "rapidamente" o pacote de ajuda, isto quando o líder republicano da Câmara já fez saber que não pretende examiná-lo na íntegra. "Exorto a Câmara a aprová-lo rapidamente. Não podemos esperar", sublinhou Joe Biden referindo-se à guerra na Ucrânia.

Leia Também: França impõe "sanções" contra 28 "colonos israelitas extremistas"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas