O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou, esta quinta-feira, ter desmantelado uma rede de hackers que fornecia informação secreta norte-americana ao governo russo.
“Pela segunda vez em dois meses, impedimos que hackers patrocinados pelo Estado [russo] lançassem ataques cibernéticos ao fingirem serem routers norte-americanos comprometidos”, disse a vice-procuradora-geral daquele país, Lisa Monaco, em comunicado.
De acordo com o organismo, esta operação, que foi autorizada em janeiro deste ano, neutralizou uma rede com centenas de routers domésticos controlados pela inteligência russa e usados “para ocultar e permitir uma série de crimes”.
“Neste caso, os serviços de inteligência russos recorreram a grupos criminosos para os ajudar a atingir os routers domésticos e de escritórios, mas o Departamento de Justiça desativou o esquema”, adiantou o procurador-geral dos Estados Unidos, Merrick Garland, na mesma nota.
O responsável assegurou ainda que os EUA continuam a procurar deter os ataques cibernéticos do governo russo tanto contra o país, como contra os seus parceiros, incluindo a Ucrânia.
Entre os crimes registados verificaram-se “ataques de spearphishing e campanhas semelhantes de recolha de credenciais contra alvos de interesse de inteligência para o governo russo, como governos dos EUA, estrangeiros, e organizações militares, de segurança e empresariais”.
Leia Também: IA da OpenAI está a ser usada para aperfeiçoar ciberataques