Meteorologia

  • 21 SEPTEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 24º

Condenado por homicídio libertado por ter sido detido em prisão errada

As autoridades do condado de Monroe terão violado uma lei interestadual.

Condenado por homicídio libertado por ter sido detido em prisão errada
Notícias ao Minuto

20:58 - 16/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Um homem condenado por um homicídio cometido em 2015 em Nova Iorque, nos Estados Unidos, foi libertado por ter sido detido na prisão errada, o que representa uma violação de uma lei interestadual sobre detenções.

Terrence Lewis foi libertado no início deste mês de uma prisão de segurança máxima no condado de Seneca, onde cumpria 22 anos de prisão perpétua pelo assassinato em segundo grau de Johnny Washington, de 29 anos, em Rochester, noticiou a Associated Press.

É que, segundo o juiz Stephen Miller, as autoridades do condado de Monroe violaram uma lei interestadual ao transferir Lewis de volta para uma prisão federal na Pensilvânia, onde cumpria pena por uma condenação por tráfico de droga, enquanto aguardava julgamento no caso do homicídio de Washington.

Esta lei, que foi aprovada pelo Congresso em 1970, determina que um prisioneiro acusado de um crime não relacionado noutra jurisdição deve ser detido e julgado nessa jurisdição antes de ser transferido de volta para a prisão onde cumpria pena, senão o processo deve ser arquivado.

"A dura realidade é que, apesar de um júri de 12 membros da nossa comunidade ter determinado, depois de ouvir todas as provas apresentadas, que o réu é culpado do assassinato de Johnny C. Washington, esta decisão foi tomada com base na população detida e o período temporal, e não a lei", argumentou Miller.

O xerife do condado de Monroe, Todd Baxter, pediu desculpas à família e amigos de Washington e prometeu que assegurará que uma situação semelhante nunca mais acontecerá.

"Não há palavras para aliviar a dor que estão a sentir, que advém da falta de justiça com base nesta decisão. Apresento minhas sinceras desculpas”, escreveu, em comunicado.

Leia Também: Gorila prematura nasce de cesariana de emergência em zoo do Texas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório