15 pessoas morreram na queda de um avião de transporte militar russo que caiu, esta terça-feira, enquanto descolava na região de Ivanovo, no centro da Rússia, informou o Ministério da Defesa do país, segundo a Reuters.
De acordo com a mesma fonte, o acidente terá acontecido devido um incêndio que deflagrou num dos motores do Il-76, que transportava oito tripulantes e sete passageiros.
O alerta para o acidente foi dado pelas 13h locais, 10h em Portugal Continental.
O avião de transporte militar tinha acabado de descolar do aeródromo de Severni para um voo de treino, quando deflagrou o fogo. O Il-76 acabou por se despenhar numa zona arborizada perto de um cemitério no norte da capital regional, a cerca de 300 quilómetros de Moscovo.
O piloto ainda tentou redirecionar o avião e fazer uma aterragem de emergência no aeródromo, mas não conseguiu estabilizar a aeronave e evitar o acidente, de acordo com o mesmo relatório.
A comissão de inquérito do comando central da Força Aérea russa foi enviada para o local para investigar as causas do acidente.
Este incidente coincidiu com um ataque de 'drones' (aparelhos aéreos não tripulados) ucranianos contra várias localidades russas.
No final de janeiro, um Il-76 russo com 65 prisioneiros ucranianos a bordo foi alegadamente abatido por Kiev na região de Belgorod, 40 quilómetros a norte da fronteira ucraniana, de acordo com o Comité de Investigação russo.
Nas redes sociais circulam vários vídeos onde é possível ver um avião, ao que parece o Il-76, a voar com um dos motores a arder e a despenhar-se numa zona florestal.
🇷🇺 | URGENTE: Un gran avión militar ruso se estrella cerca de Ivanovo, al noreste de Moscú, al menos 8 miembros de la tripulación y 7 pasajeros a bordo.
— Alerta News 24 (@AlertaNews24) March 12, 2024
pic.twitter.com/ZtoZKugPmK
Leia Também: Novo susto com a Alaska Airlines. Avião aterra com porta de carga aberta