Israel recusa camião de ajuda por ter tesouras em kits médicos

Denúncia partiu do comissário-geral Philippe Lazzarin.

Notícia

© LUDOVIC MARIN/POOL/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
12/03/2024 15:34 ‧ 12/03/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Israel/Palestina

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) avançou, esta segunda-feira, que um camião carregado com ajuda para Gaza voltou para trás porque continha tesouras em kits médicos infantis.

"Tesouras médicas são agora adicionadas a uma longa lista de itens proibidos que as autoridades israelitas classificam como sendo ‘para uso duplo’", afirmou o comissário-geral Philippe Lazzarin numa publicação na rede social X.

“A lista inclui itens básicos e que salvam vidas: desde anestésicos, cilindros de oxigénio e ventiladores, até pastilhas para limpeza de água, remédios contra o cancro e kits de maternidade", pode ainda ler-se. 


Lazzarin acrescentou que as vidas de 2 milhões de pessoas dependem da “libertação de suprimentos humanitários e entrega de itens básicos e críticos”, acrescentando que "não há tempo a perder".

De recordar que a ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza provocou mais de 31.100 mortos em cinco meses, segundo as autoridades do governo do Hamas, que controla o enclave palestiniano desde 2007.

Israel declarou guerra ao Hamas depois de ter sofrido um ataque sem precedentes em 7 de outubro, que causou cerca de 1.200 mortos e duas centenas de reféns, de acordo com as autoridades israelitas.

Leia Também: Israel revela que cidadão norte-americano foi morto a 7 de outubro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas