A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) avançou, esta segunda-feira, que um camião carregado com ajuda para Gaza voltou para trás porque continha tesouras em kits médicos infantis.
"Tesouras médicas são agora adicionadas a uma longa lista de itens proibidos que as autoridades israelitas classificam como sendo ‘para uso duplo’", afirmou o comissário-geral Philippe Lazzarin numa publicação na rede social X.
“A lista inclui itens básicos e que salvam vidas: desde anestésicos, cilindros de oxigénio e ventiladores, até pastilhas para limpeza de água, remédios contra o cancro e kits de maternidade", pode ainda ler-se.
#Gaza: an entire population depends on humanitarian assistance for survival. Very little comes in & restrictions increase.
— Philippe Lazzarini (@UNLazzarini) March 11, 2024
A truck loaded with aid has just been turned back because it had scissors used in children’s medical kits.
Medical scissors are now added to a long list of… pic.twitter.com/Obpsi9bVkV
Lazzarin acrescentou que as vidas de 2 milhões de pessoas dependem da “libertação de suprimentos humanitários e entrega de itens básicos e críticos”, acrescentando que "não há tempo a perder".
De recordar que a ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza provocou mais de 31.100 mortos em cinco meses, segundo as autoridades do governo do Hamas, que controla o enclave palestiniano desde 2007.
Israel declarou guerra ao Hamas depois de ter sofrido um ataque sem precedentes em 7 de outubro, que causou cerca de 1.200 mortos e duas centenas de reféns, de acordo com as autoridades israelitas.
Leia Também: Israel revela que cidadão norte-americano foi morto a 7 de outubro