'Zona tampão' russa? "Declaração direta de que guerra irá intensificar"

As declarações do conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak acontecem após Putin ter levantado a possibilidade de criar uma 'zona tampão' durante um discurso após vencer a reeleição no domingo

Notícia

© SERGEI SUPINSKY/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
18/03/2024 14:49 ‧ 18/03/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Mykhailo Podolyak

O conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak afirmou, esta segunda-feira, que a ideia do presidente russo, Vladimir Putin, de criar uma 'zona tampão' dentro do território ucraniano é uma indicação clara de que Moscovo planeia intensificar a guerra na Ucrânia.

"Esta é... uma manifesta declaração direta de que a guerra só irá intensificar", começou por destacar Podolyak, em comunicado enviado à Reuters por escrito.

Segundo o assessor presidencial, "isto é uma prova direta de que a Federação Russa não está preparada para viver em relações sociais e políticas modernas, tendo em conta os direitos soberanos absolutos de outros países".

Putin levantou a possibilidade de criar uma 'zona tampão' durante um discurso após vencer a reeleição no domingo, uma medida que o Kremlin disse que seria a única maneira de proteger a Rússia dos ataques ucranianos.

De notar que depois de vencer as eleições presidenciais na Rússia, Putin esclareceu que não a criação da 'zona tampão' não foi descartada. "Não excluo que, tendo em conta os trágicos acontecimentos que ocorrem, seremos forçados em algum momento, quando considerarmos apropriado, a criar a 'zona tampão' nos territórios hoje sob o regime de Kyiv", frisou o líder russo, citado por aquela agência noticiosa.

Putin recusou-se a dar mais detalhes, mas destacou que a zona poderia ser grande o suficiente para impedir que armas de fabrico estrangeiro atinjam o território russo.

Por sua vez, a Ucrânia já destacou que só usa as suas próprias armas para atingir o território russo, isto porque alguns dos seus principais aliados, como os EUA, forneceram armas com a condição de que não fossem utilizadas na Rússia.

Leia Também: "Importante é que Crimeia é uma parte inalienável da Federação Russa"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas