Cerca de 15 corpos encontrados em subúrbio rico no Haiti

Cerca de 15 corpos sem vida foram encontrados hoje num subúrbio rico de Porto Príncipe, no Haiti, onde elementos de gangues realizaram vários ataques desde a madrugada, de acordo com um correspondente da France-Presse.

Notícia

© iStock

Lusa
18/03/2024 22:20 ‧ 18/03/2024 por Lusa

Mundo

Haiti

O fotógrafo viu 14 mortos em Pétion-Ville e dois moradores disseram à agência ter visto cerca de 10 desses corpos, sem poder dizer em que circunstâncias essas pessoas foram mortas, mas alegando que "bandidos armados" espalharam o terror desde o amanhecer em Laboule e Thomassin, dois bairros da comuna de Pétion-Ville, nos subúrbios da capital.

De acordo com as testemunhas, os elementos dos gangues atacaram um banco, um posto de abastecimento de combustível e residências particulares.

O Haiti, que já atravessava uma grave crise política e de segurança, foi assolado por uma onda de violência desde o início do mês, quando vários gangues uniram esforços para atacar pontos estratégicos de Porto Príncipe como parte da sua luta contra o primeiro-ministro Ariel Henry.

Altamente contestado, Henry não conseguiu regressar ao seu país após uma viagem ao Quénia e anunciou a sua demissão há uma semana, afirmando que o seu governo iria gerir os acontecimentos até à implementação de um conselho presidencial de transição.

Numa reunião de emergência realizada no mesmo dia com representantes do Haiti, da ONU e dos Estados Unidos, entre outros, a Comunidade das Caraíbas (Caricom) e os seus parceiros encarregaram os partidos políticos haitianos e o setor privado do país de criarem as autoridades de transição.

Mas as negociações para formar este órgão de sete membros votantes atrasaram-se, especialmente devido a divergências internas.

O Conselho de Segurança da ONU reúne-se hoje à porta fechada para discutir a situação no Haiti.

Leia Também: Chade disposto a colaborar na força internacional de segurança no Haiti

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas