Ucrânia. Polónia confirma grupo de reação rápida com Alemanha

O ministro da Defesa polaco confirmou a criação e preparação até julho, com a Alemanha, de um grupo de reação rápida de cinco mil soldados para responder à invasão russa da Ucrânia, noticiou hoje a Europa Press.

Notícia

© Foto Olimpik/NurPhoto via Getty Images

Lusa
18/03/2024 22:17 ‧ 18/03/2024 por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

A informação foi dada por Wladyslaw Kosiniak Kamysz, que se encontrou com o seu homólogo alemão, Boris Pistorius, na Polónia.

Kosiniak aproveitou a oportunidade para descrever a decisão como "importante" e descreveu o grupo de reação rápida como uma "coligação de capacidades militares para a Ucrânia".

O ministro polaco, que acredita que a força servirá como um "íman estratégico", destacou, em conferência de imprensa, que as conversações entre as partes são um "sinal muito positivo de cooperação, amizade e aliança", segundo a agência noticiosa polaca PAP.

"Na minha opinião, os próximos meses serão cruciais para a segurança da Polónia, devido ao que poderá acontecer na Ucrânia. Não nos podemos habituar à guerra, não a podemos aceitar", salientou Kosiniak.

Por seu lado, Pistorius assegurou que Berlim continua a ser um grande aliado de Varsóvia e reiterou que a Polónia e a Alemanha estão a "reforçar a cooperação na produção de munições e a oferecer formação ao exército ucraniano".

Leia Também: Erdogan felicita Putin e volta a oferecer mediação para guerra na Ucrânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas