Quase 80 anos após II Guerra, 'Exército Fantasma' foi homenageado nos EUA

Grupo utilizou veículos insufláveis e efeitos especiais para enganar os soldados alemães durante a II Guerra Mundial.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Notícias ao Minuto
22/03/2024 08:36 ‧ 22/03/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Os membros do 'Exército Fantasma', um grupo que utilizou veículos insufláveis e efeitos especiais para enganar os soldados alemães durante a II Guerra Mundial, receberam, na quinta-feira, a Medalha de Ouro do Congresso dos Estados Unidos, quase 80 anos após o fim do conflito.

O projeto de lei para atribuir a mais alta condecoração do Congresso norte-americano foi assinado, em 2022, pelo presidente do país, Joe Biden.

Seymour Nussenbaum e Bernard Bluestein, ambos com 100 anos, e John Christmas, com 99, estiveram presencialmente na cerimónia, que se realizou no Capitólio dos EUA. Há ainda outros quatro membros que estão vivos, mas não puderam deslocar-se ao evento.

O 'Exército Fantasma' era composto por homens que tinham estudado arte ou trabalhado em empresas de publicidade e relações públicas. Tinham como principal objetivo enganar as tropas e espiões alemães, colocando, por exemplo, números falsos nos jipes e tanques insufláveis em sítios estratégicos ou até mesmo vestindo as pessoas para se fazerem passar por generais norte-americanos.

"O nosso trabalho era fazer tudo o que fosse necessário para enganar o inimigo", disse Seymour Nussenbaum, à BBC News. "Fazer uma grande atuação".

Numa missão em 1945, o 'Exército Fantasma' enganou as tropas alemãs, fazendo-as acreditar que duas divisões, com 40 mil soldados, estavam preparadas para atravessar o rio Reno a 16 km do verdadeiro ponto de passagem.

Para o conseguir, o grupo montou centenas de camiões e tanques insufláveis, fez soar os sons dos movimentos das tropas em altifalantes e simulou o tráfego de rádio militar.

O Exército Fantasma incluía cerca de 1.100 soldados da unidade de Tropas Especiais do 23º Quartel-General, que operava na Europa Ocidental, e outros 200 soldados da 3133ª Companhia de Sinais Especiais em Itália.

Veja as imagens da cerimónia na galeria acima.

Leia Também: Eminem, 50 Cent e Snoop Dogg na cerimónia de Dr. Dre no Passeio da Fama

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas