Durante o dia de ontem, terça-feira, o Vaticano divulgou várias imagens do Papa Francisco deitado no caixão aberto, na sua antiga residência, a Casa de Santa Marta, enquanto os cardeais velavam o corpo.
Nas várias fotografias partilhadas, existem vários simbolismos presentes, de acordo com a BBC. Desde logo, a presença do cardeal camarlengo Kevin Farrell que, até à eleição de um novo Papa, fica à frente da Igreja Católica, sendo possível vê-lo, vestido com a mozzetta e a batina vermelha, a abençoar o corpo de Francisco.
O Papa Francisco está também vestido com as cores vermelhas, usa a mitra papal - vulgarmente conhecido como chapéu - segura um rosário e usa um anel simples de prata.
Note-se que o Anel de Pescador (Fisherman's Ring, em inglês), um símbolo do seu cargo, já foi destruído. Esse trabalho coube ao cardeal camarlengo.
As mudanças que Francisco pediu
O Papa Francisco pediu várias mudanças para o seu funeral. Por exemplo, uma delas é o caixão onde o Sumo Pontífice será enterrado. O caixão usados no funeral dos Papas anteriores consistiam em três caixões: um feito de cipreste, um outro de chumbo e, por fim, um de carvalho.
No entanto, Francisco pediu para ser enterrado num simples caixão de madeira. Vai também permanecer deitado no caixão durante as suas cerimónias, enquanto que os outros repousaram sem caixão e com uma almofada.
A capela da Casa de Santa Marta
A capela da Casa de Santa Marta onde Francisco foi velado à porta fechada, na terça-feira, tem várias formas triangulares no teto e nos azulejos do chão que representam a Santíssima Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo.
Por trás do caixão, no teto, vê-se ainda um inscrição em Latim: 'Veni Sancte Spiritvs Reple Tvorvm Corda Fidelivm' (Vem, Espírito Santo, enche os corações dos teus fiéis, em português).
Cardinal Camerlengo Kevin Farrell presides over the rite of the ascertainment of death and the placement of the late Pope Francis' body in the coffin, which took place on Monday evening in the chapel of the Casa Santa Marta. pic.twitter.com/63aPKTW9nD
— Vatican News (@VaticanNews) April 22, 2025
Juntamente do Papa, estão os Guardas Suíços, que protegem os Papas desde 1506.
Francisco foi, esta manhã, transladado para a Basílica de São Pedro, onde permanecerá até sábado, dia do seu funeral que começará às 09h00 locais (10h00, em Lisboa). O caixão do Papa estará aberto durante esse período para que os fiéis possam prestar as suas homenagens.
Cardinal Kevin Farrell, Camerlengo of the Holy Roman Church, will preside over the rite of the sealing of Pope Francis' coffin in St. Peter's Basilica on Friday, April 25, at 8 PM, according to the Holy See Press Office. pic.twitter.com/4t9ydrlNh2
— Vatican News (@VaticanNews) April 23, 2025
Leia Também: Corpo do Papa Francisco "está como morreu", diz biógrafo Austen Ivereigh