Kyiv considera possível uma ofensiva russa de verão com 100.000 homens
O comandante das forças terrestres da Ucrânia admitiu hoje ser possível uma ofensiva russa de verão envolvendo 100.000 homens, considerando-a como a "previsão mais sombria", e que esse contingente também poderia ser usado para compensar as perdas humanas.
© Getty
Mundo Ucrânia
O exército russo tem reivindicado a conquista de aldeias nos últimos meses face a soldados ucranianos sem munições, mas a frente de batalha tem estado praticamente parada há mais de um ano, sem que nenhum dos lados tenha conseguido verdadeiros avanços.
As forças russas "estão a criar um grupo de mais de 100.000 pessoas", disse o general Oleksandre Pavliouk na televisão nacional ucraniana.
"Não será necessariamente uma ofensiva. Talvez a utilizem para reconstituir as suas unidades que estão a perder as suas capacidades de combate", acrescentou.
"Mas é possível que, no início do verão, tenham forças para levar a cabo operações ofensivas numa das direções", indicou, referindo que este cenário representa "a previsão mais sombria".
"Não conhecemos os planos da Rússia na sua totalidade. Só conhecemos os dados de que dispõem e o que estão a criar", acrescentou.
Pavliouk sublinhou que as tropas de Moscovo ainda têm a iniciativa.
"A Rússia não se pode dar ao luxo de perder a vantagem no campo de batalha e só abrandando as suas ações é que poderemos tomar a iniciativa", afirmou.
A grande contraofensiva ucraniana no verão de 2023 deparou-se com poderosas linhas de defesa russas, que esgotaram os recursos do exército ucraniano, e não conseguiram libertar as regiões ocupadas pela Rússia.
A Ucrânia vê-se agora confrontada com a hesitação dos aliados ocidentais, cuja ajuda militar e financeira tarda em chegar em quantidade suficiente.
Leia Também: Rússia fez "ataque maciço" em retaliação contra incursões na fronteira
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com