Pelo menos oito mortos em ataques russos no leste da Ucrânia

Pelo menos oito pessoas morreram e 12 ficaram feridas em novos ataques russos em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, e nas regiões de Sumy (nordeste) e Donetsk (leste), anunciaram hoje as autoridades locais.

Notícia

© Kharkiv Military Administration / Handout/Anadolu via Getty Images

Lusa
04/04/2024 20:58 ‧ 04/04/2024 por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

Ao mesmo tempo, as autoridades nos territórios ocupados pela Rússia afirmaram que ataques ucranianos separados deixaram pelo menos mortos nestas regiões.

Em Kharkiv, localizada junto da fronteira russa, três socorristas morreram num "segundo ataque" num bairro densamente povoado que acabara de ser bombardeado, segundo o autarca da cidade, Igor Terekhov.

Doze pessoas ficaram feridas "em graus variados", acrescentou.

Os três socorristas eram homens de 32, 41 e 52 anos, de acordo com o ministro do Interior, Igor Klimenko. Um quarto socorrista está entre os feridos.

Os chamados "ataques duplos" envolvem bombardear primeiro um local e depois uma segunda vez, quando os serviços de emergência chegam.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, classificou o ataque como "desprezível e cínico".

Nos subúrbios de Kharkiv, um outro homem morreu num ataque separado, disse o governador regional.

Uma mulher de 68 anos também perdeu a vida num bombardeamentoa um prédio noutro bairro da cidade, segundo a polícia.

Na região vizinha de Sumy, um funcionário de 47 anos de uma rede de distribuição de gás foi morto num bombardeamento russo, revelou o Ministério da Energia.

Na cidade de Donetsk, um casal -- um homem de 53 anos e uma mulher de 51 -- perdeu a vida hoje num disparo de artilharia russa e outras duas pessoas ficaram feridas, informou o Ministério Público.

A Força Aérea Ucraniana relatou um ataque russo de "20 Shahed", 'drones' explosivos de fabrico iraniano, na região de Kharkiv, 11 dos quais foram destruídos pela defesa antiaérea.

A infraestrutura energética foi danificada por estes ataques nesta região, segundo o Ministério da Energia ucraniano.

As autoridades ucranianas estão a aumentar os pedidos aos seus aliados ocidentais de mais munições e meios de defesa antiaérea para combater os ataques russos diários.

No seu discurso noturno de hoje, Volodymyr Zelensky apelou aos países que ainda pensam em "como lutar contra o terror russo" para enviarem "alguns sistemas de defesa antiaérea que possam mudar fundamentalmente a situação".

Na zona do sul da Ucrânia sob ocupação russa, dois civis que viajavam num camião foram mortos por um 'drone' ucraniano na aldeia de Babyne, nas margens do rio Dnieper, indicou o chefe das autoridades regionais instaladas por Moscovo, Andrei Alekseyenko.

Dois homens também morreram num ataque ucraniano em Donetsk (leste), muito perto da linha da frente, disse na noite de quinta-feira o chefe da administração de ocupação local, Denis Pushilin.

Leia Também: EUA defendem que "mundo precisa da NATO mais do que nunca"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas