Deputados georgianos envolveram-se, esta segunda-feira, num conflito, no parlamento, que envolveu agressões.
O confronto aconteceu quando os deputados do partido no poder se preparavam para avançar com um polémico projeto de lei sobre os "agentes estrangeiros", que provocou protestos no país e gerou críticas do Ocidente.
Imagens transmitidas pela televisão georgiana e divulgadas nas redes sociais mostram Mamuka Mdinaradze, do partido Sonho Georgiano, um dos impulsionadores do projeto de lei, a ser esmurrado pelo deputado da oposição Aleko Elisashvili, enquanto falava na tribuna.
O confronto-te alastrou-se e originou uma rixa entre vários deputados. Pode ver o vídeo na galeria acima.
De notar que, no início deste mês, o Sonho Georgiano disse que iria reintroduzir a legislação, que em 2023 deu origem a fortes protestos.
A lei, inspirada na legislação russa usada pelo Kremlin para reprimir vozes dissidentes, é vista pelos críticos do governo georgiano como um instrumento de intimidação.
Milhares de pessoas saíram à rua para protestar contra a medida, em março de 2023, obrigando as autoridades a abandoná-la.
O texto que o governo pretende remeter para o parlamento foi alterado face à versão do ano passado, mas continua a exigir que as organizações que recebem mais de 20% dos seu financiamento do exterior se registem como "agentes estrangeiros", sendo multadas se não o fizerem.
Leia Também: Face a ameaças de greve, Macron pede "trégua olímpica" durante JO