Uma mulher espanhola, de 87 anos, viu a sua casa ser ocupada por estranhos depois de ter saído do país, rumo a Toronto, no Canadá, para visitar familiares.
Segundo o ABC, a casa da idosa foi ocupada ilegalmente, tendo os vizinhos denunciado a situação à polícia, uma vez que temem o que possa acontecer quando a mulher regressar e não tiver onde ficar.
"A minha vizinha foi a Toronto, ocuparam a sua casa, e estão a tirar todos os seus pertencentes. Chamámos a polícia mas dizem nada poder fazer, que terá que ser ela a denunciar [a situação] quando regressar", relatam.
A um jornal local, uma das 'ocupas' disse que não teve outra opção se não a de ocupar o apartamento, num 4.º andar, no bairro de Lavapiés, em Madrid, uma vez que tem "necessidades" e há "falta de opções".
Okupan la vivienda de una mujer de 87 años en Lavapiés. Se encuentra de viaje y han aprovechado su ausencia para desvalijar la casa. Unas vecinas llamaron a la policía y ¡sorpresa! dicen que no pueden hacer nada y que cuando la señora regrese, denuncie #MD1971 #STOPokupas pic.twitter.com/Smf4DtBbkX
— Jali #STOPokupas (@jaliroller) April 15, 2024
Entretanto, e indignadas, as vizinhas tentaram sair em defesa da idosa, e confrontaram um dos ocupantes, que ameaçou atirar ao lixo as cinzas do marido da proprietário do imóvel.
O incidente põe em evidência, uma vez mais, a complexidade da situação em Lavapiés e a necessidade de abordar urgentemente os problemas de segurança e de coexistência no bairro, bem como a indefensabilidade dos proprietários face à ocupação ilegal.
Leia Também: Se a empresa não lhe pagar salário pode cessar contrato por justa causa?