A cidade de Turim, no norte de Itália, proibiu os transeuntes de fumar na via pública, a menos que se mantenham a cinco metros de outras pessoas. Para o autarca Stefano Lo Russo, esta é uma decisão de "senso comum".
"Trata-se de respeitar aqueles que não fumam e, de certa forma, também de promover uma cultura de respeito", disse o responsável, que pertence ao Partido Democrata, de centro-esquerda, a uma estação de rádio local, na terça-feira.
Quem desrespeitar a nova regra arrisca-se ao pagamento de uma multa de 100 euros, de acordo com a agência Reuters.
A restrição aplica-se a cigarros, charutos, cachimbos, produtos de tabaco aquecido e cigarros eletrónicos, segundo a resolução aprovada pela Câmara Municipal, na segunda-feira.
Ainda assim, os fumadores poderão fumar ao lado de outras pessoas "com o seu consentimento explícito", mas fazê-lo ao ar livre na presença de crianças e de mulheres grávidas está totalmente proibido.
Saliente-se que Turim não é a primeira grande cidade italiana a restringir o tabagismo ao ar livre. Em 2021, Milão proibiu fumar em paragens de autocarro, praças de táxis, estádios, parques e cemitérios. Contudo, apenas sete multas foram emitidas nos primeiros quatro meses da lei.
Leia Também: Homem de 35 anos sente-se mal e morre durante voo em Itália