União Europeia prolonga sanções a Myanmar por mais um ano

A União Europeia (UE) decidiu hoje prolongar por mais um ano as sanções impostas a 103 pessoas e 21 entidades em Myanmar (antiga Birmânia) pela persistência da grave situação humanitária e política no país.

Notícia

© Reuters

Lusa
26/04/2024 14:04 ‧ 26/04/2024 por Lusa

Mundo

Myanmar

O Conselho da UE fez hoje a revisão anula do regime de sanções a Myanmar, tendo prorrogado, até 30 de abril de 2025, o congelamento de bens e a proibição de serem disponibilizados fundos ou recursos económicos aos visados na lista, mantendo-se ainda a proibição aos indivíduos de entrar em espaço do bloco.

As sanções incluem também um embargo de armas e equipamento, incluindo de comunicações, que possa ser usado na repressão interna.

Os 27 Estados-membros renovam ainda a sua condenação ao golpe militar e reiteram a sua preocupação com o continuado aumento da violência e a evolução para um conflito prolongado no país, denunciando as ações repressivas dos militares contra a população de Mynmar.

A UE adotou o primeiro pacote de sanções em abril de 2013, que alargou, em 2021, aos responsáveis pelo golpe de fevereiro desse ano.

Leia Também: Pelo menos quatro mortos em ataque da Junta Militar em Myanmar

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas