A Polícia Estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, desmantelou uma quadrilha suspeita de roubar mais de quatro milhões de dólares (cerca de quatro milhões de euros) em joias de mais de duas dezenas de comunidades.
Ao que noticia a ABC News, quatro pessoas, incluindo dois irmãos, foram acusadas no dia 18 de abril, após uma investigação de nove meses sobre 95 denúncias de roubo e arrombamento e entrada numa residência durante o dia.
De acordo com a polícia, na sexta-feira, a quadrilha invadiu casas em 25 comunidades de Massachusetts entre 21 de julho de 2018 e 30 de março deste ano e teve como alvo casas de sul-asiáticos porque pensava que teriam mais joias.
Entre as joias roubadas estavam diamantes e outras pedras preciosas no valor de 75 mil dólares cada, bem como pulseiras, colares, brincos e dinheiro em ouro.
"Os suspeitos eram muito sofisticados. Atacaram as vítimas com base na sua etnia e depois reuniram informações para fazê-lo quando as famílias não estavam em casa", afirmou a promotora distrital de Middlesex, Marian Ryan, num comunicado.
O tenente-coronel Mark Cyr, comandante da Divisão de Segurança Interna da Polícia do Estado de Massachusetts, afirmou que a quadrilha roubou "incontáveis objetos de grande valor monetário, emocional e cultural de famílias em vários estados".
"Tais ações criminosas descaradas não serão toleradas nas nossas comunidades. Esta investigação destaca a dedicação dos nossos parceiros responsáveis pela aplicação da lei em derrubar redes criminosas complexas", acrescentou.
Leia Também: Apreensão de bens? Rússia dará "resposta assimétrica", mas "dolorosa"