"Horrível, devastador, chocante". O que se sabe do ataque de Londres?

Um adolescente de 14 anos perdeu a vida na sequência de um ataque com recurso a uma espada, na manhã desta terça-feira, em Hainault. Há ainda mais quatro feridos. O suspeito foi detido pela polícia pouco depois do alerta, pelas 7h00 (hora de Londres).

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Daniela Carrilho
30/04/2024 15:00 ‧ 30/04/2024 por Daniela Carrilho

Mundo

Reino Unido

Um rapaz de 14 anos morreu na tarde desta terça-feira, dia 30 de abril, na sequência do ataque com recurso a uma espada perto da estação de metro de Hainault, no nordeste de Londres, no Reino Unido. Um homem de 36 anos foi detido. O incidente é descrito como "horrível" e "devastador" pelas principais figuras políticas britânicas.

O alerta foi dado cerca das 7h00 de hoje (hora local), quando o homem terá embatido com uma carrinha contra uma casa em Thurlow Gardens.

O Serviço de Ambulâncias de Londres revelou que cinco pessoas foram transportadas para o hospital com ferimentos.

Em conferência de imprensa, o inspetor Stuart Bell avançou que o jovem terá morrido devido à gravidade dos ferimentos.

"É com grande tristeza que confirmo que um dos feridos no incidente, um rapaz de 13 anos, faleceu devido aos ferimentos. Foi levado para o hospital mas, infelizmente, morreu pouco tempo depois", declarou, dando conta que a família da jovem vítima está agora a receber apoio especializado.

Entretanto, pelas 14h45 (hora de Lisboa), a polícia fez um novo esclarecimento, dando conta que, "após falar com a família", confirmaram que o menor "tinha 14 anos e não 13", como foi anteriormente divulgado.

Quatro feridos estão em estado grave (mas sem risco de vida)

O jovem é um dos cinco esfaqueados no ataque, que vitimou mais dois civis e dois agentes da polícia - cujas identidades não foram divulgadas. Estes últimos sofreram "ferimentos graves" e terão de ser submetidos a uma intervenção cirúrgica.

Contudo, não se acredita que nenhuma das vítima corra risco de vida.

Suspeito detido foi imobilizado com um taser

A polícia também confirmou a detenção de um homem de 36 anos - que está sob custódia policial - que foi imobilizado com recurso a um taser.

O suspeito foi "sujeito a um choque elétrico no local e detido 22 minutos após a primeira chamada para a polícia, pouco antes das 7h00 da manhã", salientou o responsável, confirmando que não há qualquer ameaça em curso ou outros suspeitos.

O incidente não está a ser considerado como "um ataque direcionado", nem como "um ato de terrorismo".

Esta tarde, agentes forenses estiveram no local do crime a recolher provas, segundo avançou a Sky News. Toda a zona foi isolada pelas autoridades.

A Polícia Metropolitana de Londres salientou que está a tentar apurar "todos os factos como prioridade" deste acontecimento "horrível" para entender o que está na origem do crime.

"Sei que as famílias das pessoas envolvidas, a comunidade local e a comunidade em geral e muitas pessoas em toda a cidade de Londres quererão saber por que razão ocorreu este terrível incidente. Cabe-nos a nós descobrir - e fá-lo-emos. É o nosso dever", garantiu o inspetor.

"Horrível, devastador, chocante". As reações ao ataque

Várias figuras políticas britânicas manifestaram consternação após o ataque desta manhã.

O primeiro-ministro Rishi Sunak descreveu o incidente como "chocante" e agradeceu a "coragem" dos serviços de emergência e da polícia no local.

"Tal violência não tem lugar nas nossas ruas", afirmou.

O ministro do Interior do Reino Unido, James Cleverly, afirmou que os seus "pensamentos estão com todos os que foram afetados" pelo ataque.

"É devastador saber que a vítima de 13 anos [entretanto corrigido para 14] do terrível ataque desta manhã em Ilford morreu. Envio as minhas sinceras condolências à família", acrescentou Cleverly.

O presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan, reagiu ao sucedido, dizendo estar "absolutamente devastado" com os acontecimentos "devastadores" e "aterradores".

O deputado de Ilford North, Wes Streeting, referiu que "toda a nossa comunidade está devastada com a notícia desoladora de que um rapaz de 13 anos foi morto no horrível ataque com uma espada em Hainault esta manhã".

O líder trabalhista Keir Starmer descreveu o ato como "terrível" e disse que os seus pensamentos estão com as vítimas.

A candidata conservadora à Câmara de Londres, Susan Hall, afirmou que o ataque em Hainault é "profundamente preocupante".

Vídeos do atacante com a espada em punho - que pode ver aqui - foram amplamente divulgados nas redes sociais. Atenção: as imagens podem ferir a suscetibilidade dos leitores mais sensíveis.

Leia Também: Várias pessoas esfaqueadas em estação de metro de Londres. Há um detido

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas