Um rapaz de 14 anos morreu na tarde desta terça-feira, dia 30 de abril, na sequência do ataque com recurso a uma espada perto da estação de metro de Hainault, no nordeste de Londres, no Reino Unido. Um homem de 36 anos foi detido. O incidente é descrito como "horrível" e "devastador" pelas principais figuras políticas britânicas.
O alerta foi dado cerca das 7h00 de hoje (hora local), quando o homem terá embatido com uma carrinha contra uma casa em Thurlow Gardens.
O Serviço de Ambulâncias de Londres revelou que cinco pessoas foram transportadas para o hospital com ferimentos.
Em conferência de imprensa, o inspetor Stuart Bell avançou que o jovem terá morrido devido à gravidade dos ferimentos.
"É com grande tristeza que confirmo que um dos feridos no incidente, um rapaz de 13 anos, faleceu devido aos ferimentos. Foi levado para o hospital mas, infelizmente, morreu pouco tempo depois", declarou, dando conta que a família da jovem vítima está agora a receber apoio especializado.
The child’s family are being supported by specially trained officers. Everyone across the Met is keeping them in our thoughts at this unimaginably difficult time.
— Redbridge MPS (@MPSRedbridge) April 30, 2024
A 36-year-old man has been arrested.
I commend incredible bravery of officers and others who raced to the scene.
Entretanto, pelas 14h45 (hora de Lisboa), a polícia fez um novo esclarecimento, dando conta que, "após falar com a família", confirmaram que o menor "tinha 14 anos e não 13", como foi anteriormente divulgado.
Quatro feridos estão em estado grave (mas sem risco de vida)
O jovem é um dos cinco esfaqueados no ataque, que vitimou mais dois civis e dois agentes da polícia - cujas identidades não foram divulgadas. Estes últimos sofreram "ferimentos graves" e terão de ser submetidos a uma intervenção cirúrgica.
Contudo, não se acredita que nenhuma das vítima corra risco de vida.
Suspeito detido foi imobilizado com um taser
A polícia também confirmou a detenção de um homem de 36 anos - que está sob custódia policial - que foi imobilizado com recurso a um taser.
BREAKING
— Paul Golding (@GoldingBF) April 30, 2024
Image of the alleged attacker in Hainault this morning. He allegedly waited outside houses and attacked random residents. Four people hurt. He has been arrested. pic.twitter.com/6s00eaxl7p
O suspeito foi "sujeito a um choque elétrico no local e detido 22 minutos após a primeira chamada para a polícia, pouco antes das 7h00 da manhã", salientou o responsável, confirmando que não há qualquer ameaça em curso ou outros suspeitos.
O incidente não está a ser considerado como "um ataque direcionado", nem como "um ato de terrorismo".
Esta tarde, agentes forenses estiveram no local do crime a recolher provas, segundo avançou a Sky News. Toda a zona foi isolada pelas autoridades.
A Polícia Metropolitana de Londres salientou que está a tentar apurar "todos os factos como prioridade" deste acontecimento "horrível" para entender o que está na origem do crime.
"Sei que as famílias das pessoas envolvidas, a comunidade local e a comunidade em geral e muitas pessoas em toda a cidade de Londres quererão saber por que razão ocorreu este terrível incidente. Cabe-nos a nós descobrir - e fá-lo-emos. É o nosso dever", garantiu o inspetor.
"Horrível, devastador, chocante". As reações ao ataque
Várias figuras políticas britânicas manifestaram consternação após o ataque desta manhã.
O primeiro-ministro Rishi Sunak descreveu o incidente como "chocante" e agradeceu a "coragem" dos serviços de emergência e da polícia no local.
"Tal violência não tem lugar nas nossas ruas", afirmou.
This is a shocking incident. My thoughts are with those affected and their families.
— Rishi Sunak (@RishiSunak) April 30, 2024
I'd like to thank the emergency services for their ongoing response, and pay tribute to the extraordinary bravery shown by police on the scene.
Such violence has no place on our streets. https://t.co/ekaNY9PY7g
O ministro do Interior do Reino Unido, James Cleverly, afirmou que os seus "pensamentos estão com todos os que foram afetados" pelo ataque.
"É devastador saber que a vítima de 13 anos [entretanto corrigido para 14] do terrível ataque desta manhã em Ilford morreu. Envio as minhas sinceras condolências à família", acrescentou Cleverly.
To hear the 13 year old victim of this morning’s appalling attack in Ilford has died is heartbreaking.
— James Cleverly🇬🇧 (@JamesCleverly) April 30, 2024
I send my heartfelt condolences to the family.
This will be an incredibly challenging time for the local community and my thoughts remain with all those affected.
O presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan, reagiu ao sucedido, dizendo estar "absolutamente devastado" com os acontecimentos "devastadores" e "aterradores".
My statement on the incident in Hainault this morning. pic.twitter.com/rcH5gFe62g
— Mayor of London (@MayorofLondon) April 30, 2024
O deputado de Ilford North, Wes Streeting, referiu que "toda a nossa comunidade está devastada com a notícia desoladora de que um rapaz de 13 anos foi morto no horrível ataque com uma espada em Hainault esta manhã".
Our whole community will be devastated by the heartbreaking news that a 13 year old boy was killed in the horrific sword attack in Hainault this morning.
— Wes Streeting MP (@wesstreeting) April 30, 2024
Latest statement: pic.twitter.com/uuEyDnrEl5
O líder trabalhista Keir Starmer descreveu o ato como "terrível" e disse que os seus pensamentos estão com as vítimas.
Awful news coming from Hainault.
— Keir Starmer (@Keir_Starmer) April 30, 2024
Our thoughts are with the victims. Thankful for the first responders on the scene. https://t.co/H1eCovzqJB
A candidata conservadora à Câmara de Londres, Susan Hall, afirmou que o ataque em Hainault é "profundamente preocupante".
This is deeply concerning and my thoughts are with those who have been injured. Thank you to the emergency services for everything you do to keep people safe.https://t.co/MWBhlvcLGD
— Susan Hall AM (@Councillorsuzie) April 30, 2024
Vídeos do atacante com a espada em punho - que pode ver aqui - foram amplamente divulgados nas redes sociais. Atenção: as imagens podem ferir a suscetibilidade dos leitores mais sensíveis.
Leia Também: Várias pessoas esfaqueadas em estação de metro de Londres. Há um detido