A morte de um adolescente, de 14 anos, está a deixar não só Londres, mas todo o Reino Unido em choque, dada a violência do episódio. O jovem morreu depois de ter sido atacado por um homem com uma espada de samurai, perto de uma estação de metro em Hainault, no nordeste da capital britânica.
Houve ainda registo de outras quatro pessoas feridas.
Tanto o governo, a partir do primeiro-ministro, Rishi Sunak, e não só, como a oposição ou mesmo o rei Carlos III já reagiram à situação. Os líderes consideraram a situação "chocante" e pediram para ser continuamente atualizados sobre a situação - no âmbito da qual o suspeito foi detido.
Mas não são apenas os líderes a ficar chocados com a situação. Também quem presenciou a situação revelou o abalo que sentiu.
Uma das pessoas no local referiu que "não conseguiu deixar de imaginar a cara do rapaz": "Em dois segundos, [o suspeito] começou a correr e tirou a espada". James Fernando conta ainda que uma mulher ainda tentou gritar para chamar à atenção do adolescente, mas assim que este se virou "foi atingido pela espada e morreu".
"É traumático. Não consigo deixar de imaginar a cara do rapaz", referiu, acrescentando que mesmo até à chegada das autoridades o suspeito continuou a correr com a espada "à procura de mais vítimas".
Dois dos feridos são agentes, que à sua chegada tentaram desde logo imobilizá-lo. "Houve uma resposta massiva da polícia. Correram todos para o local onde o suspeito estava e gritaram-lhe para que baixasse a espada", recordou Chris Bates, um residente da área.
"Estavam a gritar e ele respondia-lhes e depois usaram o 'taser'. E depois houve sete ou oito que saltaram para cima dele. E ficaram assim cerca de 15 minutos", explicou o morador, contando que depois algemaram o suspeito, de 36 anos, e "levaram-no até à esquadra".
Os agentes que foram transportados para o hospital têm "ferimentos significantes" e ambos precisam de ser submetidos a uma intervenção cirúrgica. Acredita-se que os ferimentos não coloquem, no entanto, a vida destes polícias em risco. Já os outros dois feridos também estão hospitalizados - e fora de perigo.
Vídeos do atacante com a espada em punho - que pode ver aqui - foram amplamente divulgados nas redes sociais. Atenção: as imagens podem ferir a suscetibilidade dos leitores mais sensíveis.
Leia Também: "Horrível, devastador, chocante". O que se sabe do ataque de Londres?