Benjamin Netanyahu afirma numa declaração em vídeo que Israel não aceitará condições que exijam o fim da guerra.
Segundo o primeiro-ministro israelita, cujas declarações são citadas pelo Times of Israel, o país manterá a operação militar em Gaza até que os objetivos sejam alcançados.
"Israel não pode aceitar", afirma. "Não estamos preparados para aceitar uma situação em que os batalhões do Hamas saiam dos seus bunkers, assumam novamente o controlo de Gaza, reconstruam a sua infraestrutura militar e voltem a ameaçar os cidadãos de Israel nas comunidades vizinhas, nas cidades do sul, em todas as partes do país", pode ouvir-se.
“Israel não concordará com as exigências do Hamas, o que significa rendição, e continuará a lutar até que todos os seus objetivos sejam alcançados”, diz ainda Netanyahu, repetindo uma mensagem que tem vindo a expressar durante a guerra.
עושים כל מאמץ לשחרור כל חטופינו, אבל לא נכנע לחמאס. pic.twitter.com/AlNdr1UISU
— Benjamin Netanyahu - בנימין נתניהו (@netanyahu) May 5, 2024
Netanyahu diz que aceitar as exigências do Hamas apenas aproximaria o próximo conflito e permitiria ao Hamas realizar outro massacre no futuro.
O primeiro-ministro sublinha que Israel ainda está aberto a um acordo, mas o Hamas "permanece entrincheirado nas suas posições".
Altos funcionários dos EUA, Qatar e Egipto estão no Cairo, assim como funcionários do Hamas, para possíveis negociações.
Netanyahu decidiu não enviar uma delegação.
Leia Também: Três civis morrem em novo bombardeamento israelita no sul do Líbano