Borrell celebra Dia da Europa a pedir "fim do sofrimento em Gaza"

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE) assinalou hoje o Dia da Europa a pedir o "fim do sofrimento desumano em Gaza", pelo conflito entre Israel e o grupo islamita Hamas, e diálogo para dois Estados.

Notícia

© Getty Images

Lusa
09/05/2024 10:47 ‧ 09/05/2024 por Lusa

Mundo

Europa

"No Médio Oriente, infelizmente mais uma vez, corremos o risco de uma nova escalada e que poderá abranger toda a região. Não devemos permitir que as atenções se desviem do sofrimento desumano da população em Gaza, da dor da história, dos reféns e das suas famílias", afirmou o Alto Representante da União para a Política Externa e Negócios Estrangeiros, Josep Borrell.

Numa mensagem em vídeo colocada na rede social X, o chefe da diplomacia comunitário apelou: "Os combates devem acabar, o sofrimento deve acabar e deve ser iniciado um processo político para implementar a solução de dois Estados".

"Isso [diálogo para solução de dois Estados] tem de acontecer agora porque há anos e anos que andamos a falar nisso sem nos empenharmos seriamente ou sem tornarmos isso uma realidade", adiantou Josep Borrell.

Na mensagem em vídeo, o Alto Representante da UE recordou ainda a invasão russa da Ucrânia, que "trouxe a guerra de alta intensidade de volta às fronteiras europeias desde 2022".

"O povo ucraniano tem lutado pela sua própria existência, pela sua liberdade e pela sua cultura. A União Europeia tem-nos apoiado firmemente e continuará a fazê-lo", concluiu Josep Borrell.

Hoje comemora-se o Dia da Europa, mas também se assinala um mês antes das eleições para o Parlamento Europeu, marcadas para 06 a 09 de junho (em Portugal, o sufrágio é nesta última data).

O Dia da Europa é assinalado em mais de 60 cidades europeias, incluindo em Portugal, com várias iniciativas e com vários monumentos iluminados com mensagens alusivas à UE e a apelar ao voto nas eleições europeias.

A edição deste ano do Dia da Europa realiza-se 45 anos após as primeiras eleições europeias de 1979.

O Arco do Triunfo em Paris, o Coliseu em Roma e a Grand Place em Bruxelas, estão entre os muitos marcos que serão iluminados no âmbito da efeméride, que em Portugal vai incluir, mais de 30 monumentos ou edifícios, incluindo a Torre de Belém, o Cristo Rei, o Palácio de São Bento, o Castelo de Bragança, a escultura "Anémona" em Matosinhos ou os edifícios dos Paços do Concelho de Coimbra e de Tomar.

Nestes locais, serão exibidas as cores da bandeira da UE -- azul e amarelo -- ou o 'slogan' da campanha relativa às europeias: "Use o seu voto. Ou outros decidirão por si."

O Dia da Europa reporta-se à data, em 1950, em que o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman proferiu a "Declaração Schuman", na qual se propôs a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, a base fundadora do que é atualmente a UE.

A data foi celebrada pela primeira vez em 1986 e tem vindo a representar a paz e a unidade do continente europeu.

Leia Também: Ataques israelitas fazem dezenas de mortos em Rafah e Gaza

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas