Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 22º

Iraque pede fim da missão da ONU até ao final de 2025

O Governo iraquiano solicitou que as Nações Unidas encerrem até ao final de 2025 a missão criada no país para promover a governação e as reformas dos direitos humanos, segundo uma carta hoje divulgada.

Iraque pede fim da missão da ONU até ao final de 2025
Notícias ao Minuto

21:04 - 10/05/24 por Lusa

Mundo Iraque

Na carta enviada na quarta-feira pelo primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani, ao secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, o executivo de Bagdade justifica que "não há necessidade de continuação" da Missão de Assistência das Nações Unidas ao Iraque.

Al-Sudani disse que o Governo iraquiano "conseguiu alcançar uma série de passos importantes" em áreas que se enquadram no mandato da missão das Nações Unidas, tornando-a redundante.

A missão é prorrogada anualmente pelo Conselho de Segurança da ONU, com o mandato atual a expirar no final deste mês.

Na carta, al-Sudani não se opõe a uma prorrogação de um ano, mas defende que a missão deveria concentrar-se em concluir as suas tarefas para garantir um encerramento permanente e a transferência das suas responsabilidades até ao final de 2025.

Criada em 2003, na sequência da invasão dos Estados Unidos, que derrubou o ditador Saddam Hussein, a missão foi encarregada de uma série de objetivos, incluindo a facilitação do diálogo entre vários grupos do país, a assistência na logística eleitoral, a monitorização dos direitos humanos e a coordenação da ajuda em zonas afetadas por conflitos.

O Governo iraquiano adotou uma série de medidas para libertar o Iraque da presença de organismos internacionais criados após 2003.

No início deste ano, o Iraque iniciou discussões para eliminar gradualmente a missão da coligação militar liderada pelos Estados Unidos, formada para combater o grupo terrorista Estado Islâmico.

Bagdade também decidiu não renovar o mandato da equipe de investigação da ONU para os crimes cometidos pelo Estado Islâmico e solicitou que saísse até setembro deste ano.

Leia Também: Iraque avança com repatriação de 750 familiares de jihadistas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório