Israel mata palestiniano em confrontos durante marcha na Cisjordânia

As autoridades palestinianas anunciaram hoje a morte de um jovem palestiniano pelo Exército israelita na Cisjordânia ocupada, durante uma marcha que recordava a deslocação de pessoas durante a criação do Estado de Israel.

Notícia

© ZAIN JAAFAR/AFP via Getty Images

Lusa
15/05/2024 14:09 ‧ 15/05/2024 por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"Um jovem foi morto pelas balas do ocupante na entrada norte da cidade de al-Bireh", nos subúrbios de Ramallah, anunciou o Ministério da Saúde palestiniano.

A agência oficial Wafa informou que Ayser Mohammad Safi, um estudante de 20 anos, "foi mortalmente ferido no pescoço por uma bala" durante confrontos entre as forças israelitas e jovens que marchavam para comemorar a Nakba -- a catástrofe que ocorreu em 1948, durante a criação do Estado de Israel.

Durante a Nakba, cerca de 760 mil árabes palestinianos fugiram ou foram expulsos das suas casas para se refugiarem em países vizinhos ou no que viria a ser a Cisjordânia e a Faixa de Gaza.

Ao longo do dia de hoje, milhares de civis continuaram a fugir de Rafah, no sul do enclave, quando se assinala o aniversário da Nakba.

"O sofrimento contínuo de milhões de refugiados na Palestina e na diáspora é causado diretamente pela ocupação sionista. O seu direito legítimo de regressar às suas casas (...) não pode ser comprometido", disse hoje a ONU, num comunicado.

Leia Também: Israel anuncia morte de polícia israelita ferido na Cisjordânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas