O antigo presidente russo e atual vice-presidente do Conselho de Segurança do país, Dmitri Medvedev, afirmou, esta terça-feira, que qualquer decisão que saia da cimeira de paz para a Ucrânia, que se vai realizar na Suíça, será "nula" e deixou um aviso aos países "neutros".
"A 'conferência' sobre a Ucrânia, na Suíça, está quase a chegar. Os Estados Unidos e os seus aliados estão a tentar galvanizar a 'fórmula de paz' morta pelo psicopata de Kyiv, que perdeu a última réstia de legitimidade, convidando para esta reunião inútil o maior número possível de participantes", começou por escrever Medvedev, numa publicação divulgada na rede social X (antigo Twitter), numa referência a Volodymyr Zelensky.
"É evidente que o resultado deste encontro será nulo: as conversações de paz nunca se realizam apenas com uma das partes em conflito", atirou.
Segundo Medvedev, "por várias razões, alguns dos países neutros têm de responder a esses convites para não estragarem as relações com os principais atores", mas ressalva: "Mas também têm de compreender que a participação num evento tão odioso, quer queiram quer não, significa que estão a abandonar a posição de equidistância e a tomar partido pelo regime político de Bandera".
"Independentemente de quaisquer considerações bem-intencionadas que possam ter em mente, acabarão por jogar segundo as regras estabelecidas pelos neonazis de Kyiv", acrescentou.
"Assim, os países neutros, tentados pelas promessas de alguns Estados ocidentais a participar na 'conferência de paz', devem compreender que essas ações serão devidamente avaliadas pela Rússia e influenciarão definitivamente as nossas relações no futuro. Não nos esqueceremos disso", avisou.
Recorde-se que o governo suíço já confirmou ter convidado 160 países, excluindo a Rússia, para participar na cimeira de paz para a Ucrânia, em junho a pedido do governo ucraniano e destinada a legitimar a "fórmula de paz" do presidente Volodymyr Zelensky.
The “conference” on Ukraine in Switzerland is just around the corner. The U.S. and its allies are trying to galvanize the dead “peace formula” by the Kiev psycho who has lost the last shred of legitimacy, by inviting to this pointless gathering as many participants as possible.…
— Dmitry Medvedev (@MedvedevRussiaE) May 21, 2024
Leia Também: Ucrânia "necessita urgentemente de uma defesa aérea reforçada"