Um militar sul-africano morto e 13 feridos na RDCongo em confrontos

Um soldado sul-africano foi morto e 13 ficaram feridos pelos rebeldes do M23 no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), anunciou hoje o exército sul-africano (SANDF) em comunicado.

Notícia

© Getty Images

Lusa
31/05/2024 18:33 ‧ 31/05/2024 por Lusa

Mundo

RDCongo

A África do Sul enviou 2.900 soldados para o leste da RDCongo em dezembro de 2023, como parte de uma força regional da África Austral que também inclui tropas do Maláui e da Tanzânia, com a missão de ajudar as forças governamentais da RDCongo a combater os rebeldes do M23 ("Movimento 23 de março").

Na quinta-feira, "membros das SANDF entraram em confronto com o M23 em Sake", segundo o comunicado de hoje do exército sul-africano.

"Na sequência dos confrontos, 13 membros ficaram feridos e um foi ferido mortalmente", declarou.

"Todos os feridos foram enviados para o hospital de Goma - a capital de Kivu do Norte - e estão a recuperar. Dois veículos blindados foram também danificados durante os confrontos", acrescentou.

Dois soldados sul-africanos foram mortos na região em fevereiro por fogo de morteiro, tornando-se as primeiras baixas sul-africanas desde o destacamento da força regional.

Desde o final de 2021, o Kivu do Norte está a braços com um conflito que opõe o M23 ao exército congolês.

A região é palco de violência por parte de grupos armados, muitos dos quais emergiram das guerras regionais da década de 1990.

Os confrontos intensificaram-se recentemente em Sake, uma cidade situada a cerca de 20 quilómetros a oeste de Goma, considerada um ponto estratégico na estrada para a capital da província.

Na RDCongo, que faz fronteira com Angola, as Nações Unidas e os países ocidentais acusam o Ruanda de apoiar os rebeldes do M23 para controlar os vastos recursos minerais da região, o que Kigali nega.

Leia Também: Human Rights Watch apela a julgamentos justos de golpistas na RDCongo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas