Condenação de Trump "queima" ideia de que EUA são líderes da democracia
As palavras são do presidente russo, Vladimir Putin, que sugeriu ainda que a recente condenação criminal do antigo presidente dos EUA, Donald Trump, teve motivação política.
© ALEXEI BABUSHKIN/SPUTNIK/AFP via Getty Images
Mundo Vladimir Putin
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a recente condenação criminal do antigo presidente dos EUA, Donald Trump, teve motivação política e que a mesma "queimou" a ideia de que os EUA são líderes da democracia.
Recorde-se que Trump tornou-se, na semana passada, o primeiro antigo presidente dos EUA a ser condenado por um crime, depois de um júri de Nova Iorque o ter considerado culpado de 34 acusações relativas aos esforços para ocultar uma ligação sexual com uma atriz pornográfica, Stormy Daniels, no período que antecedeu as eleições presidenciais de 2016.
"É óbvio em todo o mundo que a acusação contra Trump - especialmente em tribunal, com base em factos ocorridos há anos, sem provas diretas - é simplesmente a utilização do sistema judicial numa luta política interna", afirmou Putin, numa conferência de imprensa esta quarta-feira, citada pelo The Guardian.
Segundo o líder russo, "a sua suposta liderança na esfera da democracia está a ser totalmente queimada".
Putin já tinha considerado anteriormente que os quatro casos criminais separados contra Trump eram uma "perseguição política". Estes comentários ecoaram a resposta do próprio Trump à condenação, que atacou repetidamente o sistema de justiça criminal e afirmou, sem provas, que o veredito foi orquestrado por Joe Biden.
No início desta semana, a antiga especialista em Rússia da Casa Branca, Fiona Hill, alertou para o facto de Putin poder encarar a condenação de Trump como uma oportunidade para minar a influência global dos EUA e reforçar a sua própria posição.
Leia Também: Ordem à imagem de Trump? Política de imigração de Biden gera discórdia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com