Após pedir desculpas, Papa volta a usar o termo "paneleirice" no Vaticano
Francisco mostra-se disponível para acolher gays, a quem chama de "boas pessoas", mas quer inverter tendência homossexual no Vaticano.
© Getty Images/ FILIPPO MONTEFORTE/AFP
Mundo Vaticano
Há cerca de duas semanas, o Papa Francisco declarou que se vivia um ambiente de "demasiada paneleirice" dentro da Igreja e acabou por pedir desculpa pelo termo usado, afirmando que "não era sua intenção ser homofóbico".
Contudo, o sumo pontífice voltou a meter ' o pé na argola' e terá, segundo a imprensa italiana, voltado a usar o termo durante um encontro entre sacerdotes.
De acordo com o 'Corriere dela Serra', Francisco reuniu-se esta terça-feira à porta fechada com cerca de 200 sacerdotes para voltar a discutir a possível entrada de pessoas homossexuais nos seminários da Igreja.
Numa das suas reações, o Papa ter-se-á voltado a lamentar do 'ambiente de paneleirice' que se vive no Vaticano e embora "os gays sejam boas pessoas" defendeu que seria melhor acabar com esta tendência.
Já de acordo com um comunicado emitido pelo Vaticano, o Pontífice apelou à Igreja para acolher os homossexuais, mas pediu “prudência” relativamente à sua eventual entrada nos seminários.
"O Papa falou do perigo das ideologias na Igreja e voltou à questão da admissão de pessoas com tendências homossexuais nos seminários, reiterando a necessidade de as acolher e acompanhar na Igreja com a indicação prudencial do Dicastério para o Clero sobre a sua admissão ao seminário", podia ler-se no comunicado de imprensa do Vaticano.
Leia Também: Em privado, Papa opôs-se a seminaristas gays: "Já há muita paneleirice"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com