Milhares de pessoas na parada gay em Roma (com Papa Francisco na 'mira')

O pontífice, que havia declarado que se vivia um ambiente de "demasiada paneleirice" dentro da Igreja, acabou por pedir desculpa pelo termo usado, afirmando que "não era sua intenção ser homofóbico", mas voltou a dizê-lo uma segunda vez.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Daniela Carrilho
16/06/2024 16:12 ‧ 16/06/2024 por Daniela Carrilho

Mundo

LGBTI+

A marcha de orgulho LGBTQ+ de Roma, em Itália, celebrou o seu 30.º aniversário no sábado, com dezenas de milhares de pessoas a desfilarem pela capital italiana, empunhando cartazes, a dançar e cantar. Enquanto isso, não se esqueceram das declarações do Papa Francisco e deixaram-lhe algumas farpas.

"Atenção, daqui para a frente, altos níveis de paneleirice", "há demasiada paneleirice neste desfile" ou "alguém disse... paneleirice?" são algumas das frases inscritas em cartazes empunhados pelos participantes do desfile.

É que, recorde-se, Francisco considerou que "já há muita paneleirice", referindo-se à presença de um elevado número de pessoas homossexuais que ingressam em seminários, questão essa que tem sido objeto de debate há meses.

Após o termo usado ter sido citado pela imprensa italiana, o Papa teve de apresentar um pedido de desculpas. Contudo, terá repetido a palavra uma segunda vez, esta semana, aquando de uma reunião com padres de Roma.

Mas nem só o pontífice foi mencionado na marcha de orgulho gay de Roma. O partido da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, declarou-se contra a gravidez de substituição, o casamento homossexual e a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo, tendo até limitado o reconhecimento dos direitos parentais ao progenitor biológico apenas nas famílias com pais do mesmo sexo.

"Não gosto de Meloni, mas gosto de melões e de cabelos ruivos", podia ler-se numa outra faixa segurada por uma mulher.

O mês do orgulho gay é comemorado todos os anos, em junho, em todo o mundo. Em Portugal, o Arraial Lisboa Pride acontece já no próximo sábado, dia 22 de junho.

Veja as imagens do desfile LGBTI+ de Roma, cheio de cor e humor, na fotogaleria acima.

Leia Também: Em privado, Papa opôs-se a seminaristas gays: "Já há muita paneleirice"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas