A marcha de orgulho LGBTQ+ de Roma, em Itália, celebrou o seu 30.º aniversário no sábado, com dezenas de milhares de pessoas a desfilarem pela capital italiana, empunhando cartazes, a dançar e cantar. Enquanto isso, não se esqueceram das declarações do Papa Francisco e deixaram-lhe algumas farpas.
"Atenção, daqui para a frente, altos níveis de paneleirice", "há demasiada paneleirice neste desfile" ou "alguém disse... paneleirice?" são algumas das frases inscritas em cartazes empunhados pelos participantes do desfile.
É que, recorde-se, Francisco considerou que "já há muita paneleirice", referindo-se à presença de um elevado número de pessoas homossexuais que ingressam em seminários, questão essa que tem sido objeto de debate há meses.
Após o termo usado ter sido citado pela imprensa italiana, o Papa teve de apresentar um pedido de desculpas. Contudo, terá repetido a palavra uma segunda vez, esta semana, aquando de uma reunião com padres de Roma.
Mas nem só o pontífice foi mencionado na marcha de orgulho gay de Roma. O partido da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, declarou-se contra a gravidez de substituição, o casamento homossexual e a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo, tendo até limitado o reconhecimento dos direitos parentais ao progenitor biológico apenas nas famílias com pais do mesmo sexo.
"Não gosto de Meloni, mas gosto de melões e de cabelos ruivos", podia ler-se numa outra faixa segurada por uma mulher.
O mês do orgulho gay é comemorado todos os anos, em junho, em todo o mundo. Em Portugal, o Arraial Lisboa Pride acontece já no próximo sábado, dia 22 de junho.
Veja as imagens do desfile LGBTI+ de Roma, cheio de cor e humor, na fotogaleria acima.
Leia Também: Em privado, Papa opôs-se a seminaristas gays: "Já há muita paneleirice"