UE e Moçambique lançam programa digital orçado em 9,3 milhões

A União Europeia e o Governo moçambicano lançaram hoje o programa VAMOZ Digital!, uma iniciativa virada para a formação de jovens em competências, empreendimento e serviços digitais, orçado em 10 milhões de dólares (9,3 milhões de euros).

Notícia

© Lusa

Lusa
19/06/2024 12:30 ‧ 19/06/2024 por Lusa

Mundo

Moçambique

A comissária europeia para as Relações Internacionais, Jutta Urpilainen, disse em Maputo que o VAMOZ Digital! vai proporcionar oportunidades em habilidades digitais e o recurso a estas ferramentas para o desenvolvimento de negócios aos jovens , principalmente raparigas e pessoas portadoras de deficiência.

"Este projeto coloca grande foco na redução da desigualdade de género, é testemunho do apoio da UE aos países parceiros numa digitalização centrada nas pessoas, sobretudo nos jovens", afirmou.

A formação vai contribuir para a promoção de uma inclusão digital segura e criação de oportunidades de emprego para os jovens, que são mais de 50% da população moçambicana, acrescentou.

A comissária europeia destacou que a iniciativa é mais um testemunho da aposta que a UE coloca na transformação digital, no âmbito da sua política de apoio externo.

O ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Mateus Magala, afirmou que o VAMOZ Digital! está em linha com o Projeto de Transformação Digital de Moçambique, que está a ser implementado pelo Governo para a digitalização do país.

"A economia digital é uma realidade e é preciso que tenhamos um quadro legal capaz de incentivar o crescimento desta área, ao mesmo tempo que garantimos a geração de renda para o desenvolvimento do país", afirmou Magala.

Defendeu o fortalecimento e melhoria do quadro político e regulatório, melhoria da capacidade institucional dos órgãos governamentais responsáveis pela transformação digital e fortalecimento dos ecossistemas de inovação digital em setores prioritários.

O programa VAMOZ Digital! é financiado pela UE e será implementado pelo Governo de Itália, através da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento.

Leia Também: Reservas internacionais de Moçambique em queda desde o início do ano

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas