Autoridades constroem escolas subterrâneas na região de Zaporíjia

A Ucrânia começou a construir cinco escolas subterrâneas na região de Zaporíjia (sul), para que os alunos possam frequentar as aulas no próximo ano letivo, apesar do risco constante de bombardeamentos, anunciaram hoje as autoridades regionais.

Notícia

© Ukrinform/NurPhoto via Getty Images

Lusa
21/06/2024 14:28 ‧ 21/06/2024 por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

De acordo com o governador e chefe da administração militar da região, Ivan Federov, citado pela imprensa local, as escolas serão construídas com instalações e equipamentos modernos para facilitar um modelo de ensino interativo que seja atrativo para os alunos.

As autoridades regionais esperam que o projeto ajude a garantir a continuidade das aulas presenciais para cerca de 50.000 alunos.

Uma das escolas que começou a ser construída no subsolo situa-se no centro da cidade de Zaporíjia, capital da região com o mesmo nome e uma das maiores cidades ucranianas mais afetadas pelos bombardeamentos russos desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.

Os trabalhos começaram com a escavação de uma vala de 6,5 metros de profundidade, cujo fundo será coberto com betão e impermeabilizado, segundo o engenheiro responsável pelos trabalhos, Maksim Gaidai.

A infraestrutura que está a ser construída no centro da cidade de Zaporíjia passará a fazer parte das instalações do Colégio Sichoví, que apenas dispõe de abrigos para acolher metade dos alunos em caso de alerta aéreo. Isto significa que a outra metade não poderá assistir às aulas presencialmente e terá de seguir os seus estudos à distância.

A escola subterrânea em construção terá capacidade para 500 alunos, o que permitirá o ensino presencial de mil alunos em dois turnos diferentes.

Leia Também: Líder da AIEA visita central de Zaporíjia para abordar segurança

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas