O Governo democrata dos EUA também tornou definitiva uma decisão que bloqueia a construção de uma estrada no Alasca, conhecida como Ambler Highway, que conduziria a zonas ricas em minerais, nomeadamente cobre.
"Estas maravilhas naturais exigem a nossa proteção", afirmou Joe Biden, na rede social X.
A área a proteger abrange um total de cerca de 11 milhões de hectares, nomeadamente no oeste do Alasca.
A análise de uma agência governamental concluiu que "a revogação das proteções afetaria provavelmente de forma adversa a caça e a pesca", necessárias à subsistência das populações locais, e teria "consequências negativas a longo prazo para a vida selvagem, a vegetação e o solo permanentemente gélido".
Esta análise deverá ajudar a orientar a decisão final do Secretário do Interior, responsável pelas terras federais nos Estados Unidos.
A estrada de Ambler, projetada para ter cerca de 340 km de extensão, teria "exigido a travessia de mais de 3000 cursos de água e teria tido repercussões nas populações de espécies selvagens ameaçadas", incluindo uma espécie de peixe e um caribu "cuja população já está em declínio", segundo o comunicado de imprensa do Ministério do Interior.
Em abril, a administração Biden já tinha anunciado a proibição de qualquer nova exploração de gás ou petróleo numa outra área de cerca de 5,3 milhões de hectares no noroeste do Alasca.
Em 2023, o Governo liderado por Joe Biden aprovou um grande projeto petrolífero no Alasca, o Willow, do gigante americano ConocoPhillips, provocando o descontentamento dos ativistas ambientais.
Leia Também: Alce bebé fica preso em lago junto a hidroavião e acaba a ser salvo. Veja