"Era protestar ou ficar em casa e chorar". Assim reage França à 1.ª volta

A União Nacional venceu a primeira volta com 33% dos votos, a coligação que reúne vários partidos de Esquerda, Nova Frente Popular ficou em segundo lugar, com 27,99% e a coligação Ensemble, do presidente Emmanuel Macron, ficou em terceiro com 20,83%.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Notícias ao Minuto
01/07/2024 09:16 ‧ 01/07/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

França

Milhares de pessoas saíram às ruas em França, após os resultados da primeira volta das legislativas serem conhecidos e darem uma vitória ao partido de Extrema-Direita União Nacional.

Na Praça da República, em Paris, milhares juntaram-se aos líderes da coligação de Esquerda Nova Frente Popular, encontro que se transformou numa manifestação contra a Extrema-Direita. "Sinto que vou chorar. Era vir e protestar ou ficar em casa e chorar. Sinto-me envergonhada", contou Eugénie, de 22 anos, à Euronews, no rescaldo dos resultados darem a vitória ao partido liderando por Marine Le Pen e Jordan Bardella.

Um outro jovem, Jeroen Atputharajah, de 21 anos, contou à imprensa que os resultados "o assustam", mas vê ainda alguma esperança nos próximos dias, e em "combater" até domingo, quando se realiza a segunda volta.

"Veredicto indiscutível"? Extrema-Direita diz sim, o resto tenta que não

Em 30 anos, nunca tantos franceses tinham votado numa primeira volta, sendo este um sinal de que as eleições geraram um grande interesse. Resultados vão ao encontro dos que foram obtidos nas Europeias e que levaram o presidente, Emmanuel Macron, a dissolver a Assembleia Nacional.

Notícias ao Minuto com Lusa | 09:03 - 01/07/2024

Para além dos pelo menos quatro mil manifestantes que estiveram na praça parisiense, também em Lyon, Rennes e Estrasburgo houve manifestações contra a ascensão da Extrema-Direita, que ao que tudo indica será o grande vencedor destas legislativas.

A União Nacional apontou já ontem que o resultado de domingo é já um "veredicto indiscutível" que o "bloco 'macronista'" está em queda, já que o partido de Emmanuel Macron, Ensemble, ficou em terceiro lugar - o que dá conta que de uma disputa entre a União Nacional e a Nova Frente Popular.

A coligação que reúne vários partidos de Esquerda, a Nova Frente Popular (Nouveau Front Populaire) ficou em segundo lugar, com 27,99%. A coligação Ensemble, do presidente Emmanuel Macron, ficou em terceiro com 20,83%.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: "Veredicto indiscutível"? Extrema-Direita diz sim, o resto tenta que não

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas