Milhares de pessoas saíram às ruas em França, após os resultados da primeira volta das legislativas serem conhecidos e darem uma vitória ao partido de Extrema-Direita União Nacional.
Na Praça da República, em Paris, milhares juntaram-se aos líderes da coligação de Esquerda Nova Frente Popular, encontro que se transformou numa manifestação contra a Extrema-Direita. "Sinto que vou chorar. Era vir e protestar ou ficar em casa e chorar. Sinto-me envergonhada", contou Eugénie, de 22 anos, à Euronews, no rescaldo dos resultados darem a vitória ao partido liderando por Marine Le Pen e Jordan Bardella.
Um outro jovem, Jeroen Atputharajah, de 21 anos, contou à imprensa que os resultados "o assustam", mas vê ainda alguma esperança nos próximos dias, e em "combater" até domingo, quando se realiza a segunda volta.
Para além dos pelo menos quatro mil manifestantes que estiveram na praça parisiense, também em Lyon, Rennes e Estrasburgo houve manifestações contra a ascensão da Extrema-Direita, que ao que tudo indica será o grande vencedor destas legislativas.
A União Nacional apontou já ontem que o resultado de domingo é já um "veredicto indiscutível" que o "bloco 'macronista'" está em queda, já que o partido de Emmanuel Macron, Ensemble, ficou em terceiro lugar - o que dá conta que de uma disputa entre a União Nacional e a Nova Frente Popular.
A coligação que reúne vários partidos de Esquerda, a Nova Frente Popular (Nouveau Front Populaire) ficou em segundo lugar, com 27,99%. A coligação Ensemble, do presidente Emmanuel Macron, ficou em terceiro com 20,83%.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: "Veredicto indiscutível"? Extrema-Direita diz sim, o resto tenta que não