O Papa Francisco e os cardeais do Vaticano aprovaram formalmente a canonização de 15 pessoas, entre elas o adolescente Carlo Acutis, mais conhecido como ‘influencer de Deus’, esta segunda-feira. O jovem de 15 anos deverá, assim, ser o primeiro santo da geração ‘Millennial’.
Ainda que não tenha sido divulgada uma data para a cerimónia, a canonização de Carlo Acutis deverá ocorrer em 2025, noticiou a CBS News.
O consistório de hoje foi apenas uma formalidade, uma vez que a santidade do adolescente já tinha sido reconhecida e aprovada pelo Dicastério para as Causas dos Santos, em maio.
Filho de pais italianos, Acutis nasceu em Londres, no Reino Unido, em 1991. A família mudou-se para o norte de Itália pouco depois, onde o menino pediu para receber a primeira comunhão, aos 7 anos.
O jovem foi adquirindo interesse por computadores e pela Internet, tendo criado um website que catalogava milagres e aparições da Virgem Maria aprovados pela Igreja Católica ao longo da história.
O adolescente morreu em outubro de 2006, aos 15 anos, de leucemia mieloide aguda. O seu corpo jaz num túmulo aberto em Assis, no centro de Itália.
O Vaticano beatificou Acutis a 10 de outubro de 2020, depois de um menino que sofria de uma doença pancreática mortal ter ficado curado ao tocar numa relíquia sua.
Um segundo milagre ocorreu em 2022, alegadamente após a mãe de uma menina que teve um grave acidente de bicicleta ter rezado junto à sepultura do adolescente. A jovem, que tinha poucas hipóteses de sobrevivência, terá começado a respirar normalmente no dia da peregrinação da mãe e acabou por sobreviver.
Além de Acutis, foram aprovadas as canonizações de 14 outras pessoas, incluindo de 11 cidadãos que foram mortos na Síria, em 1860, durante a Guerra Civil Síria.
Leia Também: Carlo Acutis, o jovem que está mais perto de ser o 1.º santo 'Millennial'