Meteorologia

  • 06 JULHO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Parlamento búlgaro rejeita novo governo proposto pelo líder do principal partido

O Parlamento búlgaro rejeitou hoje um governo minoritário proposto pelo partido de centro-direita GERB, o que provavelmente aproximará o país de novas eleições.

Parlamento búlgaro rejeita novo governo proposto pelo líder do principal partido
Notícias ao Minuto

16:03 - 03/07/24 por Lusa

Mundo Bulgária

A decisão surge após seis eleições nos últimos três anos, que resultaram em coligações pouco sólidas.

Os deputados rejeitaram hoje por 138 votos contra 98 a proposta destinada a fazer de Rosen Zhelyazkov, um advogado de 56 anos e antigo presidente do Parlamento, o próximo primeiro-ministro.

O partido GERB ficou em primeiro lugar nas eleições de junho, a sexta nos últimos três anos, mas tem apenas 68 deputados na Assembleia Nacional com 240 lugares.

O partido escolheu Zhelyazkov para chefiar um novo governo em vez do seu líder, Boyko Borissov, que liderou três executivos entre 2009 e 2021, quando o seu terceiro gabinete se demitiu na sequência de grandes protestos anticorrupção.

Embora Borissov tenha tentado encontrar parceiros de coligação na legislatura fragmentada, recusando tornar-se primeiro-ministro pela quarta vez, a sua oferta não conseguiu reunir apoio suficiente.

O Presidente búlgaro, Rúmen Radev, irá agora entregar o próximo mandato para a formação de um governo ao segundo classificado nas eleições, o partido MRF.

Os analistas preveem que, após o fracasso da primeira votação, será difícil formar uma coligação viável neste parlamento e que a opção provável será a realização de novas eleições, o que aprofundará a crise política no país membro mais pobre da União Europeia (UE).

Leia Também: Igreja Ortodoxa da Bulgária elege novo patriarca com ideias pró-russas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório