O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, felicitou, esta sexta-feira, o político de extrema-direita Nigel Farage pelo resultado nas eleições legislativas do Reino Unido… mas não fez qualquer referência a Keir Starmer, o grande vencedor da noite.
"Parabéns a Nigel Farage pela sua grande vitória de um assento no Parlamento no meio de um sucesso eleitoral do Reform UK", escreveu Trump na sua rede social Truth Social. "Nigel é um homem que ama verdadeiramente o seu país!", acrescentou.
O partido de Nigel Farage - o Reform UK - conseguiu eleger cinco deputados para o parlamento britânico, de acordo com os resultados já apurados.
Trump e Farage são aliados de longa data e, de acordo com a imprensa norte-americana, o britânico iria passar grande parte deste ano nos Estados Unidos a ajudar na campanha do candidato republicano para as presidenciais de novembro. No entanto, no mês passado houve uma reviravolta e o antigo eurodeputado anunciou que se iria candidatar às legislativas britânicas.
Farage foi eleito, à oitava tentativa, pelo círculo de Clacton-on-Sea, no sudeste de Inglaterra, consolidando o avanço da formação de direita populista. O político eurocético, de 60 anos, já tinha concorrido sete vezes ao parlamento britânico, sem sucesso, a primeira das quais há 20 anos, em 1994.
O Partido Trabalhista, liderado por Keir Starmer, ganhou 412 dos 650 lugares para a Câmara dos Comuns que foram a votos, mais que duplicando os 202 de 2019. Já o Partido Conservador, do ex-primeiro-ministro Rishi Sunak, afundou dos 365 deputados eleitos há cinco anos para 121, menos do que os 156 de 1906.
Leia Também: "Racista". Discurso de Farage interrompido por manifestantes (há imagens)