O furacão Beryl deixou mais de um milhão de pessoas sem eletricidade ao atingir, na madrugada desta segunda-feira, a costa de Houston, no estado norte-americano do Texas.
Além da falta de eletricidade, o Beryl causou fortes inundações que levaram a população a tapar as janelas das habitações com tábuas de madeira. Houve indicação para que todas as cidades no litoral do estado fossem evacuadas.
Um alerta para o tornado está em vigor para uma área que abrande mais de sete milhões de moradores, de acordo com o The Guardian. As previsões indicam que o tornado deve enfraquecer para uma tempestade tropical e depois para uma depressão, à medida que se move ao longo do leste do Texas para o Mississippi e o Ohio.
Storm surge continues even on the backside of hurricane #Beryl here at Sargent Beach, Texas 6:45am. Main road in and out is completely cut off by surge. pic.twitter.com/8sr0Eh6Qfy
— Bryce Shelton (@BryceShelton01) July 8, 2024
O Beryl aproximou-se do Texas com ventos de 120 km/h e movia-se a 16 km/h quando atingiu a cidade de Matagorda, a cerca de 153 quilómetros de Houston.
Antes de chegar ao Texas o furacão já tinha atingido as Caraíbas, onde fez 11 mortos. Depois, apesar de ter baixado de intensidade, atingiu o México. Chegou ainda a cair de furacão para uma tempestade tropical, mas voltou a fortalecer-se e a subir novamente para furacão durante o fim de semana.
Leia Também: Tempestade tropical Beryl deverá atingir Texas novamente como furacão