Zelensky considera viagem de Modi à Rússia devastadora para a paz

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, considerou hoje devastadora para a paz na Ucrânia a viagem do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, à Rússia, destinada a reforçar os laços com Moscovo.

Notícia

© FILIPPO MONTEFORTE/AFP via Getty Images

Lusa
09/07/2024 11:56 ‧ 09/07/2024 por Lusa

Mundo

Ucrânia

"É uma grande desilusão e um golpe devastador para os esforços de paz ver o líder da maior democracia do mundo abraçar o criminoso mais sanguinário do mundo em Moscovo", denunciou Zelensky nas redes sociais, poucas horas depois de um ataque russo particularmente mortífero contra cidades ucranianas.

Zelensky considerou que a cordialidade demonstrada pelo Primeiro-Ministro indiano, Narendra Modi, para com o Presidente russo, Vladimir Putin, é uma "enorme deceção".

Nos últimos meses, a Ucrânia tem tentado obter o apoio da Índia e de outros países importantes do chamado Sul Global para a sua causa.

A Índia enviou uma representação à cimeira de paz liderada por Kiev, realizada sem a Rússia, na Suíça, em meados do mês passado, mas não assinou o comunicado final por não propor uma solução "aceitável para ambos os lados da guerra".

A Índia e outros países do hemisfério sul mantêm contactos com a Ucrânia, mas continuam a manter relações estreitas com a Rússia.

Modi chegou segunda-feira a Moscovo e afirmou esperar reforçar a "parceria estratégica privilegiada" com a Rússia na sua primeira viagem ao país desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

"Estou ansioso por rever todos os aspetos da cooperação bilateral com o meu amigo, o Presidente Vladimir Putin, e partilhar perspetivas sobre várias questões regionais e globais", declarou o líder indiano, acrescentando que o objetivo é apoiar "uma região pacífica e estável".

Modi, que foi recebido no aeroporto por uma delegação russa liderada pelo primeiro vice-primeiro-ministro russo, Denis Manturov, deverá encontrar-se com Putin durante a visita.

A deslocação de Modi, que termina hoje, é a primeira desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro pela terceira vez, após as eleições em que a força política que lidera, o Partido do Povo Indiano (BJP), venceu mas sem maioria absoluta as legislativas.

A última vez que Modi visitou a Rússia foi em 2019.

Na semana passada, o ministro dos Negócios Estrangeiros indiano, Vinay Kwart, anunciou que Putin e Modi iriam abordar a situação dos cidadãos indianos recrutados para servir nas fileiras do Exército russo na guerra na Ucrânia.

As autoridades indianas têm apelado para se rescindirem os contratos de vários dos seus cidadãos contratados pelo Exército russo para realizar "trabalho de apoio", embora pelo menos quatro tenham morrido em combate.

Leia Também: Zelensky e Tusk fazem acordo para Kyiv intercetar mísseis contra Polónia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas