Coreia do Sul retalia com K-pop ao ser atingida por balões de lixo

As transmissões representam um duro golpe nos esforços do Norte para limitar o acesso dos seus 26 milhões de habitantes a notícias vindas do exterior.

Notícia

© ED JONES/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
22/07/2024 16:59 ‧ 22/07/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Coreias

Depois de a Coreia do Norte ter lançado balões carregados de lixo em direção ao Sul, Seul decidiu retaliar e transmitir músicas K-pop nos altifalantes da fronteira entre os dois países.

 

Além dos temas associados à cultura da Coreia do Sul, cujo acesso tem vindo a ser negado à população por Pyongyang, as transmissões incluíram também atualizações sobre o transporte da tocha olímpica por Jin, membro da banda sul-coreana BTS, e a recente deserção de um diplomata norte-coreano, noticiou a Sky News.

A última série de balões surge três dias depois de Seul ter anunciado o recomeço das emissões em altifalante de propaganda contra o regime norte-coreano.

Seul tinha avisado que ia alargar o âmbito das transmissões se o Norte persistisse no envio de balões de lixo, salientando que "toda a responsabilidade cabe aos militares norte-coreanos".

"Podemos aumentar o número de altifalantes nas zonas da linha da frente se o Norte continuar as provocações", disse, no sábado, um responsável militar sul-coreano à agência de notícias Yonhap.

As autoridades sul-coreanas asseguraram que as emissões podem viajar cerca de 10 quilómetros durante o dia e 24 quilómetros à noite, podendo desmoralizar as tropas da linha de frente e os residentes da Coreia do Norte. Representam, além disso, um duro golpe nos esforços de Pyongyang para limitar o acesso dos seus 26 milhões de habitantes a notícias vindas do exterior.

Saliente-se que a Coreia do Norte já lançou mais de dois mil balões carregados de lixo através da fronteira intercoreana desde maio, que apresenta como retaliação aos balões de propaganda enviados por militantes sul-coreanos.

Na sequência desta "guerra de balões", Seul suspendeu completamente um acordo militar destinado a reduzir as tensões entre os dois países e avisou, em junho, que ia retomar a difusão de propaganda por altifalante ao longo da fronteira.

Leia Também: Coreia do Norte retoma envio de balões para Sul

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas