A Coreia do Norte enviou quase 500 balões carregados de lixo para o espaço aéreo sul-coreano nas últimas 24 horas, informou Seul, esta quinta-feira.
De acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, citado pelo canal televisivo espanhol RT, 480 balões carregados de detritos e folhas de plástico caíram principalmente em Seul e na parte norte da província vizinha de Gyeonggi e não representavam perigo. Alguns desses caíram na quarta-feira sobre o complexo de escritórios presidenciais na capital sul-coreana.
"Uma investigação realizada pela equipa de resposta química, biológica e radiológica mostrou que os objetos não representavam qualquer perigo ou contaminação, pelo que foram recolhidos. Continuamos a monitorizá-los, em cooperação com o Estado-Maior Conjunto", declarou o Serviço de Segurança Presidencial.
Pyongyang tem afirmado que esta é uma resposta ao envio para a Coreia do Norte de balões com panfletos políticos por parte de ativistas sul-coreanos.
Segundo um especialista, a Coreia do Norte considera estes lançamentos civis sul-coreanos uma ameaça aos esforços para impedir a entrada de notícias estrangeiras e à manutenção do regime autoritário.
Leia Também: Entidades chinesas sancionadas por ligações a armamento norte-coreano