O incidente surge quando as relações entre os dois países vizinhos, que partilham uma fronteira de 1.340 quilómetros, se deterioraram após a adesão da Finlândia à NATO em 2023, com a ocorrência de diversos incidentes fronteiriços.
Em 10 de junho, quatro aviões militares russos permaneceram cerca de dois minutos no espaço aéreo finlandês ao largo da cidade de Loviisa (sul), recordou o ministério finlandês num comunicado, precisando que os aparelhos russos entraram cerca de 2,5 quilómetros no interior do país nórdico.
Sobre a situação hoje reportada, a guarda costeira finlandesa vai abrir um inquérito sobre a suspeita de violação do espaço marítimo ao largo do Golfo da Finlândia e comunicará assim que as investigações estiverem concluídas, acrescentou a nota informativa do ministério, sem fornecer mais detalhes.
A Finlândia encerrou a sua fronteira terrestre com a Rússia em dezembro de 2023, com Helsínquia a acusar Moscovo de organizar a chegada de migrantes indocumentados para desestabilizar o país nórdico.
Este afluxo de requerentes de asilo serviu de pretexto para a aprovação em meados de julho de um controverso projeto-lei que autoriza os guardas fronteiriços finlandeses a recusar a entrada destes migrantes sem examinar os seus pedidos.
Leia Também: Marinha acompanhou passagem de navio russo por Portugal