Finlândia suspeita que navio russo violou o seu espaço marítimo

A Finlândia suspeita que um navio russo violou hoje à tarde o seu espaço marítimo, avançou o Ministério da Defesa finlandês.

Notícia

© MIKHAIL MORDASOV/AFP via Getty Images

Lusa
26/07/2024 17:18 ‧ 26/07/2024 por Lusa

Mundo

Finlândia

O incidente surge quando as relações entre os dois países vizinhos, que partilham uma fronteira de 1.340 quilómetros, se deterioraram após a adesão da Finlândia à NATO em 2023, com a ocorrência de diversos incidentes fronteiriços.

 

Em 10 de junho, quatro aviões militares russos permaneceram cerca de dois minutos no espaço aéreo finlandês ao largo da cidade de Loviisa (sul), recordou o ministério finlandês num comunicado, precisando que os aparelhos russos entraram cerca de 2,5 quilómetros no interior do país nórdico.

Sobre a situação hoje reportada, a guarda costeira finlandesa vai abrir um inquérito sobre a suspeita de violação do espaço marítimo ao largo do Golfo da Finlândia e comunicará assim que as investigações estiverem concluídas, acrescentou a nota informativa do ministério, sem fornecer mais detalhes.

A Finlândia encerrou a sua fronteira terrestre com a Rússia em dezembro de 2023, com Helsínquia a acusar Moscovo de organizar a chegada de migrantes indocumentados para desestabilizar o país nórdico.

Este afluxo de requerentes de asilo serviu de pretexto para a aprovação em meados de julho de um controverso projeto-lei que autoriza os guardas fronteiriços finlandeses a recusar a entrada destes migrantes sem examinar os seus pedidos.

Leia Também: Marinha acompanhou passagem de navio russo por Portugal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas