Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 17º

Reino Unido pede publicação de resultados das eleições na Venezuela

O Reino Unido afirmou hoje estar "preocupado com as alegações de irregularidades graves" na reeleição do Presidente venezuelano, Nicolas Maduro, pedindo transparência na publicação dos resultados contestados pela oposição.

Reino Unido pede publicação de resultados das eleições na Venezuela
Notícias ao Minuto

12:50 - 29/07/24 por Lusa

Mundo Venezuela

"Apelamos à publicação rápida e transparente dos resultados completos e detalhados para garantir que o resultado reflete o voto do povo venezuelano", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros na rede social X.

 

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou que o Presidente cessante Nicolás Maduro foi reeleito para um terceiro mandato consecutivo com 51,20% dos votos.

Maduro obteve 5,15 milhões de votos, à frente do candidato da oposição Edmundo Gonzalez Urrutia, que obteve pouco menos de 4,5 milhões (44,2%), de acordo com os números oficiais anunciados pelo presidente do CNE, Elvis Amoroso.

Os resultados foram anunciados depois de contados 80% dos boletins de voto e 59% dos eleitores terem comparecido às urnas. O resultado "é irreversível", declarou.

A oposição venezuelana reivindica a vitória nas eleições presidenciais de domingo, com 70% dos votos para o candidato da oposição Edmundo Gonzalez Urrutia obteve 70% dos votos, afirmou a líder opositora María Corina Machado, recusando-se a reconhecer os resultados proclamados pelo CNE.

Leia Também: Venezuela. CNE de Moçambique destaca "simplicidade do processo" eleitoral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório