"O submarino da Frota Russa do Mar Negro Rostov-na-Donu foi atacado com sucesso no porto de Sebastopol. Como resultado do ataque, o submersível afundou imediatamente", afirmou o comando militar ucraniano nas suas redes sociais.
Este é o segundo ataque contra este submarino, que estava a ser reparado depois de ter sofrido danos pelo impacto de um míssil ucraniano em setembro do ano passado.
O Rostov-na-Donu, que começou a operar em 2014, era um dos quatro submarinos russos da classe Kilo capazes de lançar mísseis do tipo Kalibr, que Moscovo utiliza para atacar a Ucrânia.
Segundo o Estado-Maior ucraniano, o submarino foi afundado na sexta-feira, graças a uma operação conjunta de unidades da Marinha e das forças de 'rockets' ucranianas.
O ataque danificou ainda quatro sistemas antiaéreos do tipo S-400 Triumph, que estavam localizados na península ocupada.
Os ataques ucranianos com mísseis e 'drones' desativaram até agora mais de um terço da Frota Russa do Mar Negro, obrigando Moscovo a transferir quase todos os seus navios e submarinos, exceto os que estão em reparação, de bases localizadas na Crimeia para outras mais distantes, segundo a Marinha ucraniana.
Leia Também: Kyiv reivindica ataque a aeródromo e a depósitos de combustível na Rússia