"Fez-me chorar". Fotos mostram diferença de 15 anos nos Alpes suíços

As imagens, que mostram como o aquecimento global está a afetar os glaciares, já se tornaram virais.

Notícia

© Duncan Porter/X

Notícias ao Minuto
06/08/2024 11:07 ‧ 06/08/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Suíça

Duncan Porter, um turista britânico, partilhou duas fotografias onde aparece com a mulher junto ao glaciar do Ródano, nos Alpes suíços, com uma diferença de 15 anos. As imagens, que mostram como o aquecimento global está a afetar os glaciares, já se tornaram virais.

 

"Quinze anos menos um dia entre estas fotografias. Tirada hoje no glaciar do Ródano, na Suíça. Não vou mentir, fez-me chorar", escreveu Porter, um programador de software de Bristol, na rede social X. 

As fotografias foram tiradas em agosto de 2009 e no passado domingo, 4 de agosto. Na primeira imagem é possível ver o gelo branco a cobrir as montanhas e na segunda, veem-se as rochas cinzentas e o gelo revela um lago verde. 

Segundo contou ao Guardian, Porter e a mulher, Helen, tinham tirado a fotografia junto a um miradouro perto de um hotel, que entretanto fechou. A imagem ficou pendurada na cozinha durante anos e o casal estava "ansioso" por poder mostrar o local às filhas adolescentes. 

"Obviamente, as circunstâncias desta fotografia eram drasticamente diferentes", disse Helen. "Achei que era realmente inacreditável".

"Muitas pessoas, quando veem algo assim, sentem-se bastante impotentes", acrescentou o marido, que faz parte do comité de um grupo local de ação climática no sudoeste de Inglaterra. "Mas, pela minha experiência, há muito que podem fazer".

Sublinhe-se que as estatísticas oficiais apontam que a Suíça perdeu um terço do seu volume de glaciares desde 2000, 10% dos quais desapareceram só nos últimos dois anos.

Leia Também: Português encontrado com ferimentos graves em estação de serviço na Suíça

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas