Duncan Porter, um turista britânico, partilhou duas fotografias onde aparece com a mulher junto ao glaciar do Ródano, nos Alpes suíços, com uma diferença de 15 anos. As imagens, que mostram como o aquecimento global está a afetar os glaciares, já se tornaram virais.
"Quinze anos menos um dia entre estas fotografias. Tirada hoje no glaciar do Ródano, na Suíça. Não vou mentir, fez-me chorar", escreveu Porter, um programador de software de Bristol, na rede social X.
As fotografias foram tiradas em agosto de 2009 e no passado domingo, 4 de agosto. Na primeira imagem é possível ver o gelo branco a cobrir as montanhas e na segunda, veem-se as rochas cinzentas e o gelo revela um lago verde.
Fifteen years minus one day between these photos. Taken at the Rhone glacier in Switzerland today.
— Duncan Porter (@misterduncan) August 4, 2024
Not gonna lie, it made me cry. pic.twitter.com/Inz6uO1kum
Segundo contou ao Guardian, Porter e a mulher, Helen, tinham tirado a fotografia junto a um miradouro perto de um hotel, que entretanto fechou. A imagem ficou pendurada na cozinha durante anos e o casal estava "ansioso" por poder mostrar o local às filhas adolescentes.
"Obviamente, as circunstâncias desta fotografia eram drasticamente diferentes", disse Helen. "Achei que era realmente inacreditável".
"Muitas pessoas, quando veem algo assim, sentem-se bastante impotentes", acrescentou o marido, que faz parte do comité de um grupo local de ação climática no sudoeste de Inglaterra. "Mas, pela minha experiência, há muito que podem fazer".
Sublinhe-se que as estatísticas oficiais apontam que a Suíça perdeu um terço do seu volume de glaciares desde 2000, 10% dos quais desapareceram só nos últimos dois anos.
Leia Também: Português encontrado com ferimentos graves em estação de serviço na Suíça